O Encontro Regional do Núcleo de Aposentados (NAP) da Região da Serra aconteceu na manhã de quinta-feira, 31 de julho, em Bento Gonçalves. Promovido pelo Sindjus, o evento foi um importante espaço de escuta, diálogo e mobilização em defesa dos direitos das aposentadas e dos aposentados do Judiciário gaúcho.
Entre os principais destaques da apresentação e dos debates, esteve a garantia de que ninguém perderá com o novo modelo de auxílio-saúde proposto. A reivindicação do Sindjus é por justiça na equiparação com os valores destinados a magistradas e magistrados, conforme previsto na Resolução CNJ 294/2019.
Outro ponto central foi o debate sobre o IPE Saúde, com foco na necessidade de aceitar requisições de exames e procedimentos emitidas por médicas e médicos não credenciados, medida essencial para ampliar o acesso à saúde e evitar atrasos no atendimento.
As aposentadas e os aposentados também buscaram esclarecimentos sobre ações judiciais em curso, como a que trata do descadastramento de hospitais conveniados ao IPE Saúde, e as ações civis públicas relativas aos plantões e aos consignados.
O encontro resultou em encaminhamentos importantes, como:
- Lutar pela mudança na cobrança da coparticipação após as 19h, nos atendimentos de emergência e plantão nos hospitais
- Reforçar a pauta da melhoria salarial no básico, uma reivindicação por justiça e valorização
- Seguir acompanhando a pauta da Reforma da Previdência no STF e as PECs que tratam da contribuição previdenciária de aposentadas e aposentados
- Mobilização pela aprovação do auxílio-social, com pressão para o agendamento de audiência pelo 2º vice-presidente
Oficina de Inclusão Digital
Na parte da tarde, as aposentadas e aposentados da Serra participaram da segunda edição da Oficina de Inclusão Digital. Desta vez, além de retomar alguns conceitos sobre o uso e sobre segurança digital, o consultor do Sindjus, Lucio Uberdan, também apresentou detalhes do Sistema Salus, no qual é feita a prestação de contas do auxílio-saúde.
Durante a Oficina, as aposentadas e aposentados também receberam orientações sobre como identificar a margem disponível para o ressarcimento com medicamentos, além de ajuda para fazer o passo-a-passo nos seus próprios dispositivos.
Outra novidade da Oficina de Inclusão Digital foi a configuração em tempo real com as pessoas participantes de aplicativos como Celular Seguro, informações de saúde, contato de emergência, além de dicas de uso do WhatsApp, como favoritos e armazenamento.
9º Encontro Estadual do NAP
As atividades regionais além de realizar a organização e mobilização e luta, também funciona como uma etapa preparatória para o 9º Encontro Estadual do NAP, que será realizado entre o final de novembro e o início de dezembro. Mais informações serão divulgadas em breve.