A direção do Sindjus-RS manifesta seu apoio às servidoras e aos servidores públicos do município de Estância Velha, que enfrentam a ameaça de uma reforma previdenciária que retoma os mesmos ataques promovidos pelas reformas dos governos Bolsonaro e Eduardo Leite, em 2019.
A proposta apresentada pelo prefeito Diego Francisco (PSD) prevê a reformulação das alíquotas previdenciárias com base na Emenda Constitucional nº 103/2019, norma que segue sob questionamento no Supremo Tribunal Federal, com votos já proferidos pela sua inconstitucionalidade.
Na prática, a medida representa mais tempo de trabalho, redução de benefícios previdenciários e a reintrodução da contribuição de aposentados, configurando verdadeiro confisco.
O discurso utilizado para justificar esse tipo de reforma é sempre o mesmo: suposto equilíbrio financeiro e ajuste fiscal. No entanto, o resultado é a transferência da crise para os trabalhadores.
Diante disso, o Sindjus se posiciona de forma contrária a qualquer proposta que retire direitos e reafirma o apoio à luta dos municipários e municipárias de Estância Velha, defendendo a manutenção das regras atualmente em vigor e o respeito aos direitos previdenciários já consolidados.
Seguiremos ao lado das trabalhadoras e dos trabalhadores!



