O Sindjus e o Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus (CIRS) promovem, em Lajeado, o Ato Público de Desagravo “Justiça para Diego”, em solidariedade ao Oficial de Justiça Diego Mesquita, vítima de racismo em 2024.
Durante o cumprimento de um mandado judicial, um advogado e o gerente de uma empresa recusaram-se recusaram a receber o documento, tentando negar a autoridade e deslegitimar o servidor por ele ser um homem preto; afirmando que ele não seria servidor público e teria falsificado seu distintivo funcional. Após alguns meses, Diego sofreu nova violência no cumprimento de outro mandado, ocasião em que outro advogado, também ao se negar a cumprir a ordem judicial, proferiu a frase racista “não adianta, nego é nego.”
O Sindjus convoca todas as servidoras e servidores de Lajeado para se somarem a este ato, em defesa da Justiça e contra o racismo.
Além da atuação judicial, o Sindjus exige a adoção de todas as medidas cabíveis. Seja por parte do Tribunal de Justiça, para assegurar os direitos e proteção do servidor; assim como dos demais órgãos do Sistema de Justiça, para que casos de racismo sejam investigados, denunciados e punidos de forma efetiva.
O Sindicato também cobra que a OAB/RS não silencie diante desse grave crime de racismo e aplique as sanções cabíveis aos advogados responsáveis, garantindo que o racismo não fique impune.