Filiado a
Filiado a Fenajud

A atuação do Sindjus é em todas as frentes de luta! 

Ao mesmo tempo em que estamos percorrendo as comarcas e mobilizando a categoria para a luta (e possível greve) pela revisão da matriz salarial; também estamos apresentando estudos para corrigir as injustiças do sistema de progressões e propondo ações para temas importantes para os servidores e servidoras. 

🎥 Vem assistir o Informe Jurídico! Acompanhe nas nossas redes a série de vídeo para saber  mais sobre essas iniciativas. 


Diferenças de Progressões

A primeira progressão, com data-base em maio de 2022, resultou em pagamento retroativo realizado em janeiro de 2023. Contudo, o pagamento teria ocorrido a menor, com prejuízo da correção monetária e ausência de reflexo na Gratificação Natalina.

O Sindicato ajuizou ação civil pública buscando reconhecer o direito à recuperação das diferenças que, em caso de êxito, poderão ser requisitadas individualmente pelos servidores, na mesma medida que ocorreu em relação à URV.

Estudo sobre progressões

Sobre as demais questões e problemas identificados no processo de avaliação e progressão, o Sindjus protocolou na presidência do Tribunal de Justiça um estudo, que detalha as falhas que precisam ser corrigidas, como também propõe melhorias no processo. Veja aqui

 


Licença-Prêmio: Possibilidade de Ação Individual

Em janeiro de 2023, foram pagos valores da conversão de licenças-prêmio em pecúnia, conforme requerimento dos servidores e servidoras que possuíam saldo acumulado. Contudo, há entendimento que ampara a revisão do valor pago, pela inclusão de parcelas como o auxílio-alimentação, que não foram consideradas no cálculo.

Os servidores que tiverem interesse em buscar a revisão podem acessar nossa assessoria jurídica, com o contracheque do pagamento das licenças-prêmio e contracheque do mês anterior, a fim de calcular os eventuais reflexos e avaliar a possibilidade de ajuizar ação.


Auxílio-Saúde (2021/2022)

Ingressamos com Ação Civil Pública buscando reconhecimento do direito à atualização monetária sobre o auxílio-saúde pago de forma acumulada entre 2021 e 2022. Quando depositados, os valores foram pagos com base em seu valor histórico, sem o repasse da variação inflacionária do período.

Em caso de êxito, os servidores poderão buscar as diferenças com base em seus cálculos individuais, conforme ocorreu com as diferenças de URV.


Outras ações

O departamento Jurídico do Sindjus segue analisando outras possíveis ações judiciais sobre temas de interesse dos servidores e servidoras. A COP Advogados está à disposição dos sindicalizados e sindicalizadas para mais informações e esclarecimentos sobre cada uma das ações listadas acima.

 

COP Advogados Associados
Telefone: (51) 3212-7877
WhatsApp: (51) 98191-5878
E-mail: cop@copadvogados.com.br
Endereço Rua Uruguai, 240 – Conj. 801 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS