Representantes do movimento negro e de entidades sindicais reuniram-se nesta quinta-feira (13) na sede do Sindjus-RS para debater ações conjuntas para a luta antirracista ao longo deste ano. No encontro, foi debatida a necessidade de retomada da organização coletiva para construir atividades de grande impacto e visibilidade política e social, a exemplo do que foi desenvolvido no Novembro Antirracista Unificado em 2022.

A ideia é que este movimento coletivo passe a operar em articulação e apoio mútuo com a bancada negra que tomou posse na Assembleia Legislativa em 2023, fato que abre a possibilidade de intensificar a luta antirracista no ambiente político e consolidar a presença e a ocupação do povo negro no Parlamento gaúcho. Na próxima terça-feira (18), haverá uma reunião com a bancada negra para avançar na tramitação das propostas pela inclusão da Semana da Consciência Negra no calendário oficial do estado e pela instituição do feriado no dia 20 de Novembro, além de outras pautas relevantes e urgentes.

No ano passado, mais de 60 entidades e organizações dos movimentos sociais, políticos e sindicais mobilizaram-se ao longo dos meses de outubro e novembro para construir coletivamente um mês de lutas para conscientizar e chamar a atenção da sociedade diante da necessidade de combater o racismo para efetivar a democracia no país.

Chamada pelo Coletivo Pela Igualdade Racial do Sindjus (CIRS), o encontro híbrido contou com representação do Sindjors (Jeanice Ramos), Sindbancários (Guaracy Gonçalves), MNU e Policiais Antifascistas (Felipe Teixeira), Sintergs (Ângela Antunes) e do gabinete da deputada estadual pelo PCdoB, Bruna Rodrigues (Roberta Moreira). Pelo CIRS, participaram os servidores Luiz Mendes, Sílvia Vasconcellos e José Euclides da Silva, além dos diretores do Sindjus-RS, Marco Velleda, Fabiano Zalazar e Emanuel Dall’Bello.