Filiado a

A chuva que caía em Porto Alegre não intimidou as trabalhadoras e trabalhadores da base do Sindjus a marcharem, nesta sexta-feira (15/8), junto com centenas de servidores públicos, para cobrar que o governo Leite cumpra a Constituição e garanta um IPE Saúde de qualidade.

A marcha percorreu as ruas da Capital até o Palácio Piratini, onde foi realizado o Ato Público Unificado. As entidades exigiram que o governador Eduardo Leite cumpra a Constituição e garanta:

– revisão geral anual imediata de 12,14% para todas e todos servidores

– IPE Saúde público, forte e de qualidade

Durante o ato, o secretário-geral do Sindjus, Fabiano Zalazar, denunciou o projeto de desmonte dos serviços públicos iniciado em governos anteriores e levado adiante pelo atual chefe do Executivo estadual: “Leite precariza, desmonta e depois privatiza. É o modelo liberal que penaliza servidores e ameaça toda a população”. A mobilização também contou com a presença e apoio de parlamentares, que reforçaram a importância da unidade das categorias na defesa dos direitos e contra o sucateamento do serviço público no Rio Grande do Sul.

Ao fim da mobilização, lideranças sindicais solicitaram uma audiência com o governador Eduardo Leite (PSD) para apresentar as reivindicações. Mais uma vez, o chefe do Executivo se negou a dialogar e não recebeu os dirigentes. A caminhada em ato foi a etapa estadual de uma série de mobilizações realizadas pela FSP/RS ao longo dos últimos meses.

Com informações CPERS/Sindicato