O desembargador Eduardo Uhlein tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), nesta terça-feira (3/2), e estará à frente da Corte no biênio 2026/2028.
A direção do Sindjus acompanhou a cerimônia e destacou a importância de que o novo momento no Judiciário gaúcho seja marcado pelo diálogo institucional permanente e pela construção coletiva de políticas de valorização que contemplem servidoras e servidores.
Como primeira ação de articulação institucional, o Sindjus já solicitou oficialmente uma audiência com o presidente, com o objetivo de apresentar as pautas prioritárias da categoria e reafirmar a necessidade da criação de uma mesa permanente de negociação.
“Temos uma série de reivindicações represadas pelas gestões anteriores. Portanto, é fundamental que esse canal institucional esteja formalizado e em funcionamento desde o início da gestão, para que possamos construir soluções conjuntas e efetivas para as demandas de servidoras e servidores do Judiciário gaúcho”, afirmou o coordenador-geral do Sindicato, Osvaldir Rodrigues.
Discurso de posse
No discurso de posse, Eduardo Uhlein afirmou que pretende conduzir a Presidência do TJRS com imparcialidade e atenção à valorização de todas as pessoas que constroem o Tribunal. “Decisões estratégicas serão precedidas de diálogo, onde cada um sinta que tem voz”, afirmou, firmando o compromisso com a transparência e assegurando espaço de participação para magistrados e servidores.
O presidente também assumiu o compromisso com a valorização: “Asseguraremos simetria remuneratória para os membros, carreiras atraentes para magistrados e servidores. Somos o tribunal mais demandado e produtivo é isso só se faz com valorização”. Neste sentido, o novo presidente também ressaltou que a modernização tecnológica não pode perder de vista o caráter humano da atividade judicial: “Preservar o humanismo que é o verdadeiro alicerce da nossa gestão”.
Uhlein afirmou que a gestão será orientada pelo uso de dados para identificar gargalos, melhorar fluxos de trabalho e tornar o Tribunal mais eficiente. Entre os pontos de destaque do discurso está a prioridade ao primeiro grau de jurisdição e a aposta na continuidade das relações institucionais entre os Poderes baseadas no diálogo democrático.
Revisão do Plano de Carreira
Na sequência, em coletiva à imprensa, Eduardo Uhlein informou que como uma das medidas imediatas da gestão para os servidores será a criação de uma comissão permanente para debater o Plano de Carreira.
Diálogo prévio e compromissos assumidos
Durante o período eleitoral, no dia 6 de novembro de 2025, o Sindjus recebeu o desembargador Eduardo Uhlein para um café da manhã institucional e entrevista.
Na ocasião, concorrendo como candidato de oposição, Uhlein apresentou propostas e destacou compromissos com temas centrais para a categoria. Entre eles, a valorização salarial, priorização da saúde dos servidores e a necessidade de canais efetivos de participação e escuta dos servidores e das servidoras, indo além de instâncias meramente formais.
Nova Administração do TJRS
Além de Eduardo Uhlein, também tomaram posse os integrantes eleitos para compor a Administração do TJRS:
1º Vice-Presidente: Cláudio Luís Martinewski
2ª Vice-Presidente: Rosane Wanner da Silva Bordasch
3ª Vice-Presidente: Ana Paula Dalbosco
Corregedor-Geral da Justiça: Ricardo Pippi Schmidt



