Nos próximos dois dias, 4 e 5 de dezembro, Garibaldi se transforma no centro dos debates das aposentadas e aposentados do Judiciário gaúcho. Em sua maior edição, o 9º Encontro Estadual do NAP teve o tema “Alinhar as lutas e compartilhar experiências” e reuniu 200 participantes na Serra Gaúcha para discutir pautas estratégicas, fortalecer a organização coletiva e apresentar as novas linhas da luta.
Abertura marca início de um novo ciclo
As atividades começaram no fim da tarde desta quinta-feira (4/12), com o credenciamento e a chegada das delegações de diversas regiões do estado. A abertura oficial, às 18h, ressaltou o protagonismo do NAP dentro do projeto político do Sindjus e a importância de ampliar a participação das aposentadas e dos aposentados nos espaços de decisão da categoria.
As falas de abertura falaram sobre a necessidade de coletividade para a defesa do serviços públicos e aos ataques aos direitos, como a tramitação da Reforma Administrativa, do legado dos aposentados para a construção dos direitos e a necessidade de debater a aposentadoria enquanto se está trabalhando: “a aposentadoria é um projeto de vida”, destacou Regina de Barros, representante do Sintrajufe/RS.
Participaram desse momento a integrante da Coordenação do NAP, Iara Besestil; a diretora do Sinjusc, Ellen Caroline Pereira; a Representante da Região Sul na Fenajud e diretora do SinjusTO, Maria das Dores; e o coordenador-geral do Sindjus, Osvaldir Rodrigues.
Nova identidade visual do NAP é apresentada ao público
Na sequência, um momento esperado que marca a nova fase de atuação do Núcleo, com a apresentação da nova identidade visual do NAP, desenvolvida
Roda de conversa fortalece trocas e alinhamento das lutas
Encerrando o primeiro dia, a Roda de Conversa “Alinhar as lutas e compartilhar experiências”, tema central do evento, reuniu Márcia Ferro Amaro, coordenadora do NAP/Sindjus, e Valfrida de Oliveira, secretária de Aposentados do Sinjusc, com mediação de Iara Besestil.
O debate destacou desafios comuns às aposentadorias nos estados, a importância da mobilização contínua e a centralidade das experiências acumuladas por quem construiu o Judiciário ao longo das últimas décadas.
Valfrida de Oliveira recuperou o processo de luta e conquista do auxílio médico-social, beneficiou conquistado pelas aposentadas e aposentados após anos de luta e tem valor equivalente ao auxílio-alimentação dos servidores ativos. “Não desistir nunca, porque nós demoramos para conquistar isso. E vamos avançando, agora estamos lutando pelo 13º no auxílio médico-social. Não podemos desistir da luta”, convocando os aposentados e aposentados.
“O relato da Frida é emocionante para nós. É um esperançar”, apontou. “O ideal seria definir uma data-base, mas agora com o Plano de Carreira podemos fazer alinhamentos. Queremos o envelhecimento digno e participativo. Para que a gente faça com leveza e alegria, mas se preparando para o ano que vem: fazer mais e melhor”, apontou Márcia, sinalizando os desafios do período eleitoral.
Na sequência das falas, foram feitas intervenções e perguntas sobre dúvidas, reivindicações e a retomada do espaço sindical como local de construção. “Aqui não tem inativos, só tem aposentados do trabalho, continuamos ativos e em diversas atividades”, finalizou Iara Besestil.
O segundo dia de evento terá análise da conjuntura, oficina multimídia, além dos grupos de trabalho onde serão realizadas as propostas para deliberação da plenária final.



