Filiado a
Filiado a Fenajud

Emendas apresentadas e retirada de quórum, assim os deputados estaduais adiaram mais uma vez a votação do PL 147, que trata do plano de carreira do Judiciário Gaúcho. As galerias da Assembleia Legislativa ficaram lotadas de servidores e servidoras, que saíram frustrados com o adiamento, já que se esperava a análise da matéria sem grandes sobressaltos, uma vez que foi amplamente discutida ao longo da tramitação.

Um dos pontos mais polêmicos foi a emenda do deputado Mateus Wesp (PSDB), que pretende mudar o artigo que trata das verbas indenizatórias. Tanto o Sindjus/RS quanto as outras entidades representativas da categoria não aceitam mais mudanças no projeto, tão discutido e debatido no Legislativo desde que foi protocolado, em maio deste ano. “O PL 147 foi debatido e aprovado por unanimidade em duas comissões e, agora, sem nenhum debate com a categoria surge essa emenda para retirar a autonomia do Tribunal de Justiça e limitar a progressão dos servidores e servidoras”, afirmou o diretor de Comunicação, Emanuel Dall’Bello.

A direção do Sindicato passou a manhã e a tarde atuando para derrubar as emendas. “Fizemos um enorme esforço para adaptar o plano de carreira às questões econômicas do país e do Estado. Fizemos uma maratona de conversas com os deputados, esclarecendo a responsabilidade do texto. Não vamos aceitar que, na reta final, queiram mudar tudo o que já se acertou” , disse Fabiano Zalazar, coordenador-geral do Sindjus/RS.

Alguns deputados também lamentaram que a votação não fosse levada adiante nesta tarde, deixando-se de respaldar acordos feitos ao longo do processo de tramitação. Cogitou-se, inclusive, abrir uma nova sessão para votar o projeto, mas não houve acerto entre as lideranças.

Assim, a votação do PL 147 deve ocorrer somente daqui a duas semanas, porque a próxima terça-feira, 2 de novembro, é feriado por conta do Dia de Finados.

Nos próximos dias, o Sindjus/RS vai discutir as estratégias de mobilização e enfrentamento para derrubar as emendas e aprovar o projeto original, sem emendas.

Vamos colocar todas as suas forças de mobilização para barrar as emendas ao projeto e garantir que seja votado na íntegra. Agora, mais do que nunca, é assegurar uma mobilização histórica dos servidores e garantir a vitória do plano de carreira.

Pressione os deputados e deputadas pelo #SimAoPL147SemEmendas: https://aprovapccs.sindjus.com.br/