Filiado a

O segundo dia do 9º Encontro Estadual do NAP, nesta sexta-feira (5/12), foi marcado por debates profundos sobre a importância da memória para o futuro da luta sindical e a construção coletiva das estratégias para 2026. A programação integrou reflexão política, análise de conjuntura e oficinas práticas que fortaleceram ainda mais o protagonismo das aposentadas e dos aposentados dentro do Sindjus.

A abertura foi marcada por um momento de descontração, com o Enem do NAP: a porta fechou às 9h, e quem estava presente participou do sorteio de brindes. Na sequência, uma homenagem especial para a aposentada mais antiga presente na atividade, Thereza Oliveira Camboim, da comarca de 

Roda de conversa: Da memória à luta

As atividades da manhã iniciaram com a roda de conversa “Da memória à luta: caminhos para o próximo ano”, que contou com a participação do ex-presidente do Sindjus, João Victor Domingues, e do psicólogo clínico Thalisson Silva. A mesa destacou a importância de manter vivas as experiências acumuladas pelas aposentadas e aposentados, articulando memória e ação concreta para que o NAP siga como sujeito político ativo dentro do sindicato.

Com o tema, “Alinhando a resistência para 2026”, João Victor recuperou momentos importantes da história, que são essenciais para a compreensão da atual conjuntura política brasileira. Com a experiência de atuação no Parlamento, Executivo Estadual e Federal, Domingues relembrou momentos de luta da categoria nos anos 1990, como a luta por direitos como auxílio-alimentação e plano de carreira, por exemplo.

Atuando agora como assessor de Relações Institucionais do Sindjus, João Victor destacou que as lutas atuais não podem estar desconectadas dos contextos políticos, já que essa parte é determinante nas disputas orçamentárias e desenvolvimento. Ele encerrou citando que a luta se faz a cada dia: “como é que a gente caminha? A gente luta, a gente conquista, a gente é uma formiguinha, a gente faz a nossa parte, se um se indignar já valeu a pena”, finalizou.

Na sequência, o psicólogo clínico e diretor do Sindjus, Thalisson Silva, fez o painel “Compartilhar conhecimento com o pé na luta”, abordando a saúde mental dos aposentados com a saída da atividade profissional no Judiciário. Entre os pontos ele destacou a sobrecarga, que muitas vezes está presente com questões como o cuidado com os familiares e a execução de atividades de terceiros. 

Com base nesses pontos, Thalisson apresentou dados sobre os adoecimentos na terceira idade e a importância de espaços sindicais para manter a saúde mental e, consequentemente, proteger também a saúde física. “Estar nesses espaços como o NAP, vocês encontrando um ao outro é uma das maiores injeções de reforço imunológico que vocês podem fazer para evitar a depressão”, ressaltou.   

Na parte da tarde, serão realizadas a Oficina Multimídia, os Trabalhos em Grupo e a Plenária Final. No encerramento do evento o momento de celebração com a festa “Com que roupa eu vou, pra festa que o NAP me convidou”.