O Sindjus lançou nesta terça-feira (13/4) nas redes sociais a campanha “As Sombras do Assédio”. O tema é uma das preocupações do Sindicato, diante do alto número de denúncias recebidas, principalmente após o início da pandemia e da instituição do trabalho remoto.

Para a diretora Janete Fabíola Togni, “ainda há muita insegurança por parte de servidores e servidoras mesmo sobre identificar situações de assédio e dúvidas sobre como e para quem denunciar”. Neste sentido, o sindicato produziu uma cartilha com orientações e informações que podem auxiliar neste processo.  O tema é grave e precisa de medidas contundentes para ser enfrentado e evitado, já que pode trazer graves consequências para as vítimas, como danos psicológicos e sociais.

Sobre a conjuntura peculiar do momento atual, segundo a médica do trabalho e responsável pelo atendimento das denúncias de assédio moral no Sindjus, Jane Reos, “uma das questões importantes da organização do teletrabalho que desencadeiam o assédio moral está relacionado com a questão das metas e produtividade, com a sobrecarga imensa dos trabalhadores, que precisam organizar sua vida do trabalho e a vida doméstica”. Neste aspecto, ela ainda destaca a particular sobrecarga a que são submetidas as mulheres, que realizam “dupla ou tripla jornada”.

Jane Reos, que também é mestre em psicologia social e institucional, destaca que o assédio “é uma forma de violência grave que atinge a vida do trabalhador dentro e fora do trabalho. Ele é conhecido e denominado também como ‘psicoterror’. É inadmissível aceitar que trabalhadores que buscam transformar a sociedade com seu trabalho sejam submetidos a situações de violência dentro desse ambiente”. A médica auxiliou na construção da cartilha, que traz informações sobre o conceito de assédio, os métodos, além de uma lista de situação para auxiliar na identificação dos casos. E destaca o momento oportuno de lançamento da campanha, já que estamos no Abril Verde, mês de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho.

A cartilha está disponível site para leitura online e download: bit.ly/Cartilha-Assedio-Sindjus

Um dos objetivo do material é também indicar caminhos para enfrentar e prevenir o assédio, assim como destacar os canais de denúncia que o Sindjus instituiu para auxiliar no enfrentamento ao assédio. Segundo o diretor de Comunicação, Emanuel Dall’Bello, além da cartilha, ao longo dos próximos meses serão disponibilizados conteúdos no site e nas redes sociais do Sindjus sobre a temática: “Estamos planejando uma série de ações em nossos canais a fim de informar e orientar ao máximo a categoria sobre este tema tão complexo e necessário”, pontuou.

A importância da rede de apoio para o enfrentamento ao assédio é destacada pelo coordenador-geral do Sindjus, Fabiano Zalazar. “Precisamos dar visibilidade para o tema e as servidoras e servidores que são vítimas precisam saber que não podem se calar e que não estão sozinhas e sozinhos nessa luta. O Sindjus está preparado para prestar todo apoio e defesa”, aponta. O dirigente integra a Comissão Paritária de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral do Tribunal de Justiça juntamente com a diretora Janete Tgni.