Com 15 dias de atraso, o Tribunal de Justiça (TJRS) publicou na última sexta-feira (15/7) o decreto com reajuste do plantão e do auxílio-creche. Após deliberação na reunião da direção Executiva, o Sindjus decidiu pedir a revisão do ato que reajustou a verba do plantão.

Na avaliação dos dirigentes, o valor fixado pelo Tribunal é insuficiente, especialmente pela questão do aumento da carga horária em três horas. A demanda para que o TJRS considerasse a ampliação da carga horária, que passou para 19h às 12h, foi apresentada pelo Sindjus em ofício enviado em 7 de fevereiro de 2021.

A direção do Sindjus também cobrou que o Tribunal publique o valor do reajuste do auxílio-condução, que já apresenta uma defasagem superior a 169,69%, já que não é reajustado desde 2014. “O reajuste da URC foi um acorde da greve de 2019, e o TJ não regulamentou e não apresentou nenhum índice até o momento. Os trabalhadores não aguentam mais tirar dinheiro do bolso para trabalhar”, afirmou o coordenador-geral do Sindjus, Osvaldir Rodrigues.

As diferenças de plantão e auxílio-creche, serão pagos na folha de julho.

O Sindjus lançou na última sexta-feira (15/7) a campanha “Desigualdade: quando ela aumenta a justiça diminui”, que cobra a revisão da matriz salarial, para beneficiar servidores ativos e aposentados e a instalação imediata de uma mesa de negociação.

Entre as ações da campanha também está a realização de uma enquete para saber qual o índice mínimo emergencial para a matriz salarial, que está disponível até o dia 22 de julho pelo site https://lutasdigitais.com.br.

Ações de rua

De hoje até o dia 22 de julho, o Sindjus realiza uma Vigília pelo Fim da Desigualdade no TJRS. A convocação foi feita por regiões. Confira aqui.

O Sindjus também convocou um ato estadual e Assembleia Geral Extraordinária para o dia 29 de julho (sexta-feira), às 14h, em frente ao TJRS, para definir os próximos passos da campanha salarial. Informações sobre atestado e ressarcimento estão disponíveis aqui

Nova tabela de valores:

Auxílio-Creche

Turno integral: R$ 855,01

Meio turno: R$ 570,01

Plantão

– Comarcas de Entrância Inicial: R$ 597,93

– Comarcas de Entrância Intermediária: R$ 612,93

– Comarcas de Entrância Final: R$ 627,93

Veja aqui o ato completo.