Na tarde desta sexta (23), dirigentes do Sindjus estiveram no TJRS para protocolar requerimento pela alteração dos planos de compensação da greve de 2019 dos servidores e das servidoras da justiça.

A direção sindical tem buscado solução para o tema das horas extraordinárias dos servidores que aderiram ao projeto Pré-cadastro Eproc e necessitam compensar as horas relativas à greve de 2019 desde o dia 8 de outubro, quando protocolou o primeiro ofício sobre o assunto junto ao Tribunal. Os trabalhadores foram surpreendidos com a alteração de regras para participação no projeto entre a publicação dos editais de número 26 e 35/2020 do COMAG.

Por diversas vezes, a direção sindical foi informada que a Corregedoria e Presidência estariam buscando uma solução para o problema. No entanto, até o momento, o Sindjus não recebeu uma posição conclusiva sobre o assunto. Em 21 de outubro, foram publicadas novas regras pela Corregedoria Geral da Justiça sobre o cumprimento dos planos de compensação por parte dos trabalhadores e das trabalhadoras grevistas.

No requerimento apresentado, assim como nos ofícios anteriormente remetidos, a direção reiterou pedidos como o desconto das horas referentes à presença de servidores nas Assembleias Gerais realizadas durante a greve de 2019, o abatimento das horas pendentes, o recebimento dos valores relativos aos dias trabalhados entre os editais nº 26 e 35/2020 e a possibilidade de participação no Projeto Pré-Cadastro Eproc com a percepção dos valores correspondentes. A direção também solicitou uma audiência urgente com a Administração para tratar do tema.

O coordenador geral do Sindjus, Fabiano Zalazar, refere que a entidade sindical tem recebido diariamente diversas reclamações dos servidores sobre essa situação. “Não é justo que servidores que participaram do projeto sabendo que os planos de compensação estavam suspensos por conta da pandemia e que não havia óbices expressos por  conta do primeiro edital sejam penalizados por decisões posteriores. Precisamos esclarecer toda essa situação com a administração, buscando uma solução adequada para todos”, destaca.