Filiado a
Filiado a Fenajud

AGORA É A VEZ DO RS

Nesta segunda-feira, 5 de abril, assista ao vivo a partir das 13h30 a discussão e votação do plano de carreira no Órgão Especial pelo Facebook e YouTube do Sindjus, com PROGRAMAÇÃO ESPECIAL.

Depois de um longo período de construção coletiva entre o Sindjus, as demais entidades representativas de classe, a categoria e o Tribunal de Justiça, o plano de carreira, cargos e salários (PCCS) está em fase final de tramitação interna. Na próxima segunda-feira, 5 de abril, às 14 horas, o projeto será apreciado pelo Órgão Especial do TJ. O Sindjus fará transmissão ao vivo a partir das 13h30, no Facebook e YouTube, para acompanhar a votação. 

O Rio Grande do Sul ainda é o único estado sem essa ferramenta de organização, valorização e incentivo para os servidores, sendo fundamental para constituir a base de construção de uma nova etapa para o sistema judiciário e para os trabalhadores e trabalhadoras. Em caso de aprovação no Órgão Especial, o PCCS seguirá para tramitação e debate entre os deputados na Assembleia Legislativa.

 

PCCS: Um passo à frente para os servidores e para o serviço público gaúcho

 

A proposta do PCCS vai trazer mais segurança, estabilidade e perspectivas de crescimento profissional para os servidores e servidoras da justiça do RS, além de proporcionar a qualificação e participação da base na gestão da carreira. O projeto também mitigará os efeitos prejudiciais das ADIs 3538 e 5562 para ativos e aposentados, mediante o estabelecimento de uma nova matriz salarial.

O plano atende parte das demandas históricas da categoria, no entanto, também leva em conta a atual conjuntura de crise política e econômica do país, bem como as restrições orçamentárias impostas por legislações aprovadas no Congresso Nacional. A diretoria do sindicato considera o PCCS fundamental para a defesa de direitos importantes da classe em um momento instável de constantes ataques aos serviços públicos e aos direitos da população.

Apesar das dificuldades impostas pela defasagem de servidores e pela pandemia, o Judiciário gaúcho é nacionalmente reconhecido e premiado pelo Conselho Nacional de Justiça por sua alta produtividade, permanecendo referência de eficiência do sistema jurídico pátrio.

Nas próximas semanas, o SindjusRS promoverá ações para envolver e mobilizar ainda mais a categoria nesta campanha e buscar o apoio da sociedade gaúcha e dos deputados à implementação do projeto do PCCS. A avaliação dos dirigentes sindicais é de que a população será amplamente beneficiada com o estabelecimento de uma carreira que qualificará e estimulará cada vez mais os servidores e servidoras.