Filiado a
Filiado a Fenajud

A direção do Sindjus realizou na noite desta quinta-feira (28) uma Roda de Conversa virtual com representantes de comarcas. A primeira experiência de contato virtual do sindicato com a base teve a participação de mais de 60 pessoas e durou cerca de três horas, utilizando a ferramenta Google Meet.

Na oportunidade, os dirigentes levaram aos representantes um panorama sobre os principais temas trabalhados pelo sindicato no último período, as tratativas com o TJRS sobre o Plano de Cargos e Salários, questões relativas à previdência e empréstimos consignados, questões orçamentárias e fiscais e, ainda, as providências e medidas de segurança para os trabalhadores durante a pandemia de coronavírus. Em seguida, foi aberto espaço de fala para os representantes de comarcas para  fazer explanações, propostas e questionamentos. 

Na avaliação dos diretores do Sindjus, o encontro à distância foi bastante produtivo e proporcionou uma integração efetiva entre os servidores, que puderam relatar a realidade de suas comarcas, fazer sugestões e contribuir com subsídios para nortear o trabalho sindical com as especificidades que o momento exige.

O diretor de comunicação do Sindjus, Emanuel Dall’Bello, esclareceu que como o estatuto do Sindicato não contempla a deliberação não presencial, os encontros têm caráter de construção coletiva da atividade sindical. A ideia, segundo ele, é ampliar esta forma de interação para a categoria na forma de debates temáticos e periódicos, e o uso da modalidade deverá ser adotado de maneira progressiva e permanente, mesmo após a pandemia. “Estamos todos aprendendo a lidar com novas formas de viver, trabalhar e produzir conhecimento. Precisamos nos adaptar a esta realidade e vamos buscar aprender com estas experiências e aperfeiçoar cada vez mais as diversas maneiras de nos conectar com a categoria e ampliar a democracia sindical”, destacou.