Mais de 100 organizações e movimentos sociais que atuam nas áreas da Justiça e da Democracia, no Brasil e em vários outros países, ou que reconhecem a importância do tema, iniciaram no final do ano passado a construção deste Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, que deverá acontecer em 2022 em uma capital de estado no Brasil ainda a ser definida.

O evento de lançamento será na manhã do próximo dia 23/04/2021, sexta-feira, a partir das 9h e 30min, com uma homenagem às vítimas da Covid no Brasil e no mundo seguido pelo Painel de Abertura do qual participarão Boaventura de Sousa Santos, Kenarik Boujikan, Vitalina Papadakis, Paulo Abrão e Stella Calloni, além de atividades culturais, que contarão com a participação dos Rappers GOG e Realleza.

À tarde, seguindo a sequência programada, a partir das 15h, após renovar homenagens às vítimas da Covid no Brasil e no mundo, assistiremos a transmissão do documentário da Vigília Lula Livre seguido pela mística dos nossos artistas Almara Mendes, Ecila Meneses e Mauro Moura. A partir das 17h, ocorrerá breve apresentação do Comitê Facilitador e dos Grupos Operacionais, dos eixos temáticos inicialmente concebidos, do projeto do site, da Semana de Mobilização que será formada por atividades autogestionadas, abordando questões prioritárias da atual conjuntura, além dos modos possíveis de participação e de adesão ao FSMJD para que todes, todas e todos, de forma voluntária, compartilhada e horizontal, possamos continuar a construí-lo, fortalecendo as lutas por um outro mundo possível.

Finalmente, à noite, a partir das 19h, teremos a mesa formada pelos artistas Antonio Nóbrega e Fabiana Cozza. Após, ocorrerão novas trocas culturais buscando alcançar a inclusão da diversidade e da regionalidade com as artistas Tânia Farias, Euterpe, Eliakin Rufino e Marina Andrade.
Para o encerramento dessa noite de lançamento e de mobilização para o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, contaremos com a participação dos artistas Francisco Villa, do Chile, Gabo Siqueira, da Argentina, e João Cavalcanti e Pedro Luís, do Brasil.

O foco político do Fórum é o debate, propostas e ações visando a democratização das instituições da Justiça em nível local e internacional, o que inclui, por exemplo, a denúncia e o combate ao lawfare – disseminado em muitos países; a iniciativa ou o apoio para que venham a ser julgadas nacional e internacionalmente autoridades públicas responsáveis por milhares de mortes desnecessárias durante a atual pandemia; a formação ou o fortalecimento de redes orgânicas e de campanhas mundiais comprometidas com a construção de sociedades democráticas, justas, solidárias e ambientalmente sustentáveis; entre outros temas.

O Fórum Social Mundial Justiça e Democracia se insere no processo dos 20 anos dos Fóruns Sociais Mundiais, iniciado em 2001 em Porto Alegre, no Brasil, cuja próxima edição planetária será também em 2022 no México.
A seguir o anexo da programação completa do dia 23/04/21, lembrando que a Semana de Mobilização, de 26 a 30 de abril, contará com quarenta atividades inseridas no FSMJD.

Acesse a programação completa no pdf abaixo.

Acesse o canal no YouTube