Reunidos em Curitiba, dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores da Justiça da região Sul do país participaram na última sexta-feira (7) do 5° Encontro da Coordenação do Sul da Fenajud. Do Sindjus, estiveram os diretores Valter Macedo, Emanuel Dall’Bello e Marco Velleda, coordenador regional da Fenajud.

No encontro, foram apresentadas e debatidas propostas da coordenação regional para levar ao encontro do Conselho de Representantes, que ocorre entre os dias 13 e 14 de fevereiro em Pernambuco. Entre os tópicos discutidos que constam na pauta do Conselho, destacou-se a questão da necessidade de criação de uma orientação nacional para a realização dos plantões judiciais nos estados. Foi deliberada a construção de uma proposta que valorize os servidores, preserve sua segurança e remunere de forma adequada. O diretor Emanuel Dall’Bello ressaltou que “atualmente os plantões são tidos como um castigo para as servidoras e servidores, são muito mal remunerados, criam um acúmulo insuperável de demandas para os plantonistas e está muito aquém do que ocorre em outras categorias, em que o plantão é valorizado”.

Também foram tratadas na reunião as ações conjuntas para enfrentamento político às PECs 186, 187 e 188, que visam destruir o serviço público do Brasil. Além das articulações em Brasília, a Federação lançará em conjunto com entidades de várias categorias uma grande campanha nacional de valorização do serviço público e os sindicatos terão papel fundamental na disseminação e organização do enfrentamento com suas bases.

“A reunião de sindicatos a nível regional e nacional mostra a construção da unidade da classe trabalhadora. Neste momento crítico, os servidores têm um papel histórico de defender a continuidade do serviço público no país. Temos uma grande responsabilidade neste momento e ela precisa ser assumida e compartilhada por todos os trabalhadores para que mostremos nossa força e derrotemos essa tentativa de desmonte”, destacou o diretor Marco Velleda.