Em encontro virtual, Sindjus debate PCCS com aposentados

Em continuidade à série de debates com a categoria sobre a construção do plano de cargos e salários da Justiça estadual, o Sindjus/RS realizou na tarde desta quarta-feira (26) uma reunião virtual inédita com servidores aposentados. Nas últimas semanas, o sindicato promoveu uma agenda intensa de reuniões e encontros virtuais de discussão sobre o tema.

A abertura da reunião foi realizada pela Diretora de Finanças e Patrimônio,  Maria Rosa Junges, que destacou a relevância dos aposentados na construção do Poder Judiciário, informou do planejamento dos encontros do Núcleo de Aposentados (NAP), da criação do coletivo de mulheres e do compromisso da gestão do Sindjus com a melhoria das condições de vida de todos.

Na sequência, dirigentes do sindicato trouxeram um panorama sobre as principais pautas de reivindicação dos aposentados, além de uma análise de conjuntura e o histórico de sucessivos ataques aos direitos, especialmente na reforma da Previdência. A atividade contou com a presença da assessoria jurídica do sindicato, que prestou diversos esclarecimentos sobre temas relevantes. 

Representantes da direção do Sindjus e assessores técnicos abordaram em linhas gerais o anteprojeto apresentado pela Comissão do TJRS, trataram dos possíveis reflexos sobre os aposentados e esclareceram dúvidas dos participantes sobre a paridade, equiparação de entrâncias, auxílios e demais tópicos.

Ainda nesta semana, as entidades que representam os servidores do Judiciário gaúcho apresentarão uma proposta conjunta de alterações na proposta da comissão do plano, “resultado do intenso trabalho técnico com unidade e construção democrática com a categoria”, destacou a diretora Janete Togni, que mediou o encontro.