Filiado a
Filiado a Fenajud

Com faixas e cartazes expondo dados sobre o Covid-19 no país e no RS, o Sindjus iniciou em ato realizado em frente ao Foro Central II nesta-segunda feira (15) uma campanha contra o retorno às atividades presenciais no Judiciário estadual. A iniciativa tem por objetivo sensibilizar a Administração do TJRS para que reconsidere a decisão anunciada após a resolução 322 do CNJ autorizar a retomada das atividades nos tribunais.

Por volta do meio dia, dirigentes do Sindjus e das demais entidades representantes dos servidores da Justiça estenderam faixas e cartazes nos portões do prédio localizado na av. Manoelito de Ornelas. Na calçada, uma fila de pessoas se formava para ingressar no edifício, sem o distanciamento mínimo de 2 metros indicado pelas autoridades sanitárias, alertaram os diretores que participaram da ação, cujo mote é representado pela hashtag #EstamosTodosEmRisco. “O primeiro dia já mostrou que este retorno precoce será problemático para todos. Não há nenhuma garantia de proteção à saúde dos trabalhadores e pessoas que acessarão as unidades de atendimento. Realmente, estaremos, servidores e público, submetidos a um risco maior de contágio, justamente no momento em que a situação no estado se agrava”, pontuou o diretor de política e formação sindical, Marco Velleda.

A direção do Sindjus segue mobilizada em diversas frentes para buscar a reconsideração da decisão que autorizou o retorno. Um dos principais argumentos, além do evidente avanço da pandemia no estado, é a manutenção de bons índices de produtividade no trabalho remoto, como apontou levantamento do CNJ. O sindicato também apresentou estudo estatístico ao TJRS na última sexta-feira (12) com projeções preocupantes sobre a possibilidade de contágio no âmbito do Judiciário com a retomada do expediente presencial. “Enquanto não houver a reconsideração por parte do Tribunal, estaremos em alerta e fiscalizaremos o processo de retomada e se as medidas de segurança estão sendo devidamente  adotadas”, acrescentou o diretor de Comunicação do Sindju, Emanuel Dall’Bello.