Filiado a
Filiado a Fenajud

O Coletivo de Mulheres do Sindjus recebeu na última sexta-feira (25) as integrantes do Coletivo Valente do Sinjusc para uma Roda de Conversa para falar sobre a importância da organização da luta das mulheres nos espaços sindicais. Participaram da reunião Carolina Costa, que também é secretária-geral do sindicato catarinense, Cristiane Muller, Ignez Busnello Durgante e Cristiane Claudino, que fizeram relatos das lutas que o Coletivo Valente promove desde a criação em 2017.

Em sua manifestação de abertura, Carol Costa destacou a necessidade de maior participação das mulheres nas direções sindicais, com espaço de fala e construção, e não somente em tarefas no âmbito administrativo: “Queremos e devemos participar de forma voluntária de toda organização sindical”, destacou.

A proposta da Roda de Conversa foi a troca de experiência e, neste sentido, as integrantes da Valente relataram que a organização da atuação do Coletivo incluiu ações de acompanhamento psicológico, não apenas para questões de assédio moral, mas também envolvendo questões de participação igualitária, fazendo recortes de gênero e raça.

A partir de questionamentos das participantes, as integrantes do Coletivo Valente também relataram as atividades de formação política e o funcionamento de grupos de estudos, com o objetivo de construção e reflexão das lutas.

A reunião também debateu o engajamento das mulheres em outras frentes de luta, a fim de possibilitar a união e a integração em pautas comuns; também foi discutida a necessidade de realizar um trabalho focado no combate ao machismo com os homens da categoria e em geral.

Próximas reuniões

A próxima reunião será no dia 9 de julho (sexta-feira). O Coletivo também definiu que as reuniões acontecerão na segunda sexta-feira de cada mês, sempre às 9h. Também foi deliberado que será escolhido um nome para o Coletivo de Mulheres por meio de concurso.

As trabalhadoras da Justiça que tiverem interesse em participar do Coletivo de Mulheres do Sindjus devem enviar um e-mail para contato@sindjus.com.br.