Nem mesmo ameaça de forte chuva em Porto Alegre desmotivou os participantes da marcha de abertura do Fórum Social Mundial Temático no fim da tarde desta terça-feira (26). A edição de 2022 na capital gaúcha trouxe dois eixos – Justiça e Democracia e Resistências – na preparação para o FSM no México, que ocorrerá entre os dias 1º e 6 de maio.

Ao som de tambores e instrumentos de sopro e percussão, a caminhada foi iniciada no Largo Glênio Peres em direção ao Largo Zumbi dos Palmares, pontos históricos de luta e resistência. A abertura do ato foi marcada por manifestações de representantes de entidades e movimentos sociais para denunciar a crise social e política do país, a ameaça conservadora no mundo e para destacar a urgência da união popular para barrar o autoritarismo e combater as desigualdades sociais. Centenas de pessoas participaram da marcha, de acordo com a organização do evento.

“Estamos aqui unidos para a construção de um outro mundo possível, que tenha como base um sistema de Justiça democrático, justo e igualitário”, apontou o diretor de Comunicação do Sindjus, Emanuel Dall’Bello, que também é o coordenador da Regional Sul da Fenajud. O Sindjus/RS é uma das entidades organizadoras do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD)

Arte e resistência na luta por outro mundo

Após a caminhada, delegações de sindicatos dos servidores da Justiça estadual de outros estados foram recebidas em um sarau promovido pelo Sindjus/RS no Espaço Cultural 512, localizado na Cidade Baixa.

Após dois anos sem atividades presenciais em função da pandemia, o momento foi de reencontro, integração e confraternização dos trabalhadores, e contou com intervenções artísticas de música, poesia e depoimentos dos participantes. “Faz parte da nossa luta política a defesa da cultura e da construção de espaços de resistência cultural, fundamentais para construir alternativas para vencer o obscurantismo e para construir um mundo melhor”, enfatizou Dall’Bello.

O evento contou com a participação das delegações dos sindicatos dos trabalhadores da Justiça de diversos Estados, da vereadora de Porto Alegre Daiana Santos, além da presença da advogada, Marinete Silva, que é mãe de Marielle Franco, e transformou o luto em luta na busca por justiça, e participa com a ex-presidenta Dilma Rousseff do painel “Vítimas do Sistema de Justiça”, nesta quarta-feira (27/4), às 19h, no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, além de outras atividades do FSMJD. Veja aqui a programação completa.

O Sarau contou com intervenções artísticas de Lico Silveira, Levanta Favela, Poetas Vivos e DJ Gê Powers, além do microfone aberto para apresentações do público que participava do evento. A noite contou também com histórias de resistência em diversos setores, como a luta do Espaço Cultural 512 e a da Cervejaria Sapatista na construção de um negócio com valores sociais. O tom do Sarau da Resistência foi de denúncia, mas também apontando a arte e a cultura como forma de enfrentamento para vencer o obscurantismo.

GALERIA DE FOTOS: