25 de março – Dia do Oficial de Justiça

 

“(…) sem a atividade do oficial de justiça, o direito não se materializa. Uma sentença só se torna efetiva, saindo do mundo abstrato de um despacho judicial para a realidade da vida das partes processuais, ou seja, para os fatos concretos, quando é cumprida. Um dos principais profissionais encarregados de dar andamento às decisões judiciais é o oficial de justiça, responsável pelo início do processo – por meio dos atos de comunicação – e pelo final deste – por meio dos atos executórios.”

Trecho de “A indispensabilidade da atividade do oficial de justiça para o novo Código de Processo Civil”, artigo de Jonathan Porto Galdino do Carmo

Neste 25 de março, saudamos os trabalhadores e trabalhadoras que desempenham esta função tão essencial à materialização da Justiça. Enfrentam muitas vezes condições adversas e riscos à integridade física e à saúde, como a situação que vivemos atualmente. São a imagem do Judiciário fora dos cartórios, fóruns e tribunais, e cumprem este papel com dignidade e dedicação.

Nas lutas dos servidores da Justiça, estão sempre presentes fortalecendo a unidade da nossa categoria. Parabéns à todas as Oficialas e a todos os Oficiais de Justiça!

A Direção

Sindjus/RS