Filiado a
Filiado a Fenajud

O Sindjus/RS, em parceria com demais sindicatos dos servidores da Justiça da Região Sul, lançou uma pesquisa pioneira para investigar os impactos psicossociais do trabalho não-presencial na saúde mental dos trabalhadores do Judiciário. O projeto conta com o apoio científico do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (NEPPOT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O objetivo é subsidiar as políticas e práticas sindicais e institucionais de combate e prevenção às doenças que afetam os trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário gaúcho, possibilitando o desenvolvimento de ações para melhorar as condições de trabalho.

A pesquisa ficará disponível até o final de dezembro e pode ser respondida AQUI NESTE LINK.

Importante: A orientação é que os servidores reservem, na medida do possível, de 30 a 40 minutos da jornada de trabalho para responder as perguntas com calma. Há questões relacionadas ao teletrabalho/trabalho em casa, ao suporte social e organizacional, a “sinais/sintomas” psíquicos e a comportamentos negativos relacionados ao trabalho.

A questão do assédio moral aos trabalhadores da Justiça é um dos temas que o Sindjus/RS tem atuado de forma permanente, com uma estrutura para atendimento e suporte médico e jurídico das vítimas. Neste momento, após demanda da direção sindical, está sendo realizado um curso sobre combate ao assédio, com a participação de servidores, gestores e magistrados.

Em abril deste ano, o Sindicato também lançou a campanha “As sombras do assédio”, que incluiu a publicação de uma cartilha e a publicação de conteúdos sobre como identificar e combater o assédio no ambiente de trabalho.

Selo da Universidade

Coordenada pelos professores da UFSC, doutoras Renata Silva de Carvalho Chinelato e Suzana da Rosa Tolfo, e pelo mestre Renato Tocchetto de Oliveira, a pesquisa será aplicada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina (Sintrajusc) e Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus/PR).

Serviço

Para participar da pesquisa, CLIQUE AQUI, o link que será enviado por e-mail. Vale destacar que as respostas serão enviados diretamente para o banco de dados do NEPPOT/UFSC, garantindo, assim, o sigilo e anonimato dos participantes.

 

Texto: Com informações Sinjusc