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A pesquisa do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (Neppot-UFSC) produziu uma fotografia da saúde mental e das condições de trabalho dos servidores do Judiciário da Região Sul durante o isolamento imposto pela pandemia da Covid-19. O estudo

As informações foram coletadas entre os meses de setembro de 2021 e novembro de 2022, através de um questionário respondido voluntariamente por 1.203 trabalhadores do TJSC, TJPR, TJRS, da Justiça Federal de Santa Catarina e do Ministério Público de Santa Catarina. Além do questionário, as pesquisadoras realizaram grupos focais com os servidores – uma espécie de entrevista coletiva com o objetivo de qualificar as informações coletadas anteriormente.

Confira aqui alguns dados selecionados e comentados pelo Fazendo Escola*.

 

Sobrecarga de trabalho

60,6% dos servidores fizeram hora extra não remunerada durante a pandemia. Destes, mais de 11% trabalharam mais do que 7 horas por semana. Isso significa que há um contingente de pessoas que trabalham 6 dias por semana.

Em períodos de alta demanda de trabalho, esses índices cresceram para, respectivamente, 70,4% e 18,5%.

O aumento nas horas de trabalho gera sobrecarga e é um fator de risco relacionado aos quadros de adoecimento mental entre trabalhadores. Além disso, a regulamentação da jornada é uma conquista histórica da classe trabalhadora. Aumentar o tempo de trabalho sem aumento de remuneração é, portanto, um retrocesso nos direitos.

É preciso contextualizar essa sobrecarga num quadro mais amplo que inclui também as tarefas não remuneradas. Durante a pandemia, 52,6% eram responsáveis por alguém que necessitava cuidados (crianças, pessoas adoecidas, idosos, etc). Esse índice é um pouco maior entre as mulheres.

Apesar da maioria fazer hora extra, menos da metade avalia que foi exposta a carga excessiva de trabalho. Esse índice é ainda menor entre as mulheres (44,2%) em relação aos homens (52,4%).

Esses dados acendem uma alerta em relação à naturalização da sobrecarga. Cabe questionar se não estamos normalizando o cansaço e falta de tempo livre, como se a vida fosse um anexo do trabalho.

Outros estudos demonstram que essas ferramentas tecnológicas muitas vezes ampliam o tempo dedicado ao trabalho, reduzindo as pausas e intensificando a carga mental, exigindo do trabalhador uma atenção quase constante e que invade espaços de tempo onde antes o trabalho não estava. Por conta disso, a questão do direito à desconexão vem sendo cada vez mais debatida entre os sindicatos. Este cenário de exaustão se agrava quando combinado com o modelo de “gestão por metas”, que, além de pressionar o servidor, acaba fazendo com que os próprios colegas passem a controlar e vigiar o trabalho de seus pares.

 

Metas, assédio e sofrimento

Outro dado produzido pela pesquisa aponta que 46,6% concordam que existe uma cobrança e pressão excessivas para o alcance de metas estabelecidas pelas instituições. Além disso, menos de 35% considera essas metas atingíveis e os prazos suficientes para a execução dos trabalhos.

 

A pressão pelo cumprimento de metas, ainda que apareça de forma sutil, pode configurar assédio moral. Quando se torna frequente, corre o risco de ser naturalizada, deixar de ser vista como forma de violência e passar a compor parte da “cultura” do ambiente de trabalho. Quando isso acontece, configura-se um quadro de assédio institucional.

As pesquisadoras afirmam que nos grupos focais foram mencionados diversos comportamentos negativos, sobretudo de superiores, que podem ser categorizados como assédio moral. Ou seja, o fato de estar em home office não livrou os servidores desse tipo de violência.

Se você está passando por uma situação desse tipo, entre em contato com o seu sindicato!

Percepção de suporte

Através do questionário, a equipe do NEPPOT usou instrumentos para medir a percepção dos servidores do judiciário em relação aos diferentes tipos de suporte necessários para o trabalho durante a pandemia. O suporte social se refere às redes de apoio e confiança entre as equipes, bem como a circulação de informação e o sentimento de solidariedade entre trabalhadores. Já o gerencial se refere ao apoio prestado pela chefia imediata. Enquanto o organizacional diz respeito a questões como sobrecarga de trabalho, estabelecimento de metas adequadas, reconhecimentos dos saberes de trabalhadores e apoio material.

Em média, o suporte social e o suporte gerencial foram avaliados como medianos, nem altos nem baixos. Já o suporte organizacional foi avaliado como baixo.

Falta de apoio, produtividade e adoecimento

Segundo a equipe de pesquisadoras, índices insuficientes de suporte de todos os tipos podem expor trabalhadores a uma maior predisposição ao sofrimento mental. Para elas, os resultados identificados na pesquisa apontam para a necessidade de promover institucionalmente ambientes laborais com maior apoio.

Quando uma instituição não oferece o apoio devido, ela acaba passando aos servidores a responsabilidade pelos custos, riscos e gestão de seu próprio trabalho. Isso acontece, por exemplo, quando se trabalha em home office e é preciso comprar mesas, cadeiras, iluminação e todo o necessário para executar as atividades em casa.

Podemos associar isso a um fenômeno mais amplo que chamamos de “uberização do trabalho” e que não atinge apenas motoristas ou entregadores por aplicativo. Você pode ler sobre isso na cartilha produzida pelo Fazendo Escola.

Avaliação de saúde mental e adoecimento

Nesta imagem tipo “nuvem de palavras”, observamos os termos que mais se repetem nas respostas negativas. O tamanho da palavra é proporcional às vezes que ela aparece nos questionários.

 

Ao responder a pergunta aberta sobre a avaliação de sua saúde mental durante o trabalho não presencial, 51% dos servidores deram respostas positivas. No entanto, o que chamou atenção das pesquisadoras é que as respostas negativas foram muito mais específicas na justificativa, indicando uma maior implicação dos envolvidos. A carga excessiva de trabalho somada à pressão, o isolamento e a confusão entre a vida privada e o trabalho aparecem em muitas respostas.

Pensando nas respostas positivas, é preciso considerar que a pesquisa foi feita durante a pandemia de Covid19. Poder trabalhar em casa naquele momento significava o direito de não se expor ao adoecimento, protegendo a própria vida.

39% dos servidores declararam que antes da pandemia tinham se afastado do trabalho. Somados, transtornos depressivo, mental, de ansiedade, de pânico e burnout, foram responsáveis por 40,3% dos afastamentos. Durante a pandemia, apenas 21% se afastaram e os mesmos transtornos foram responsáveis por 16,2% destes afastamentos. Uma hipótese a ser considerada é que as pessoas continuaram trabalhando apesar de processos de adoecimento.

Se o sofrimento é coletivo, a saída não pode ser individual!

O trabalho não pode ser fonte de sofrimento e dor. A saúde dos trabalhadores precisa ser considerada de maneira efetiva. De maneira organizada, trabalhadores e trabalhadoras precisam defender a sua saúde. Afinal, se tirarem isso de nós, não sobra quase nada.

Os dados foram extraídos do Relatório da Pesquisa Impactos psicossociais do trabalho não presencial na saúde mental de Trabalhadores do Poder Judiciário, produzido por Suzana da Rosa Tolfo e Renata Carvalho Chinelato (professoras do Departamento de Psicologia da UFSC), Renato Tocchetto de Oliveira (servidor aposentado do MTE), Daena Paula Bourcheid e Maria Eduarda Jaruzo Morais (estudantes de graduação em psicologia da UFSC). Aqui na matéria nos referimos a equipe no feminino em consideração à maioria.

 

Texto e artes: Sinjusc