Ao longo das últimas semanas, a direção do Sindjus se debruçou sobre o problema das horas extraordinárias dos servidores que necessitam compensar as horas relativas à greve de 2019 e o projeto reforço de pré-cadastro dos processos eletrônicos.

Dirigentes buscaram articular junto ao TJRS diversas ações para equacionar a questão, que tem gerado incerteza e transtorno entre os trabalhadores. A direção foi informada que o presidente do Tribunal vai acolher o pedido do sindicato por uma audiência para tratar do assunto. O encontro ocorrerá na próxima semana, ainda sem data definida.

Entre as propostas apresentadas pelo Sindjus para resolver o impasse estão o desconto das horas de presença em Assembleias realizadas durante a greve, redução de 50% das horas ainda devidas (conforme precedente do TJSC), flexibilização do total de horas a ser cumpridos semanalmente, validação dos atestados médicos que foram negados durante a greve, entre outras. Esses pedidos, já apresentados em reuniões anteriores e requerimentos, serão reiterados no encontro com o presidente do tribunal. Os dirigentes pretendem levar também à discussão com o desembargador Voltaire de Lima Moraes considerações sobre o plano de carreira dos servidores, redução de jornada, entre outras pautas de interesse da categoria.

Em função da possibilidade de novas alterações sobre o procedimento de compensação, a direção sindical solicitou novamente a prorrogação do prazo para apresentação dos planos. A Administração do TJRS informou que o prazo final para entrega dos planos será no dia 13 de novembro (próxima sexta-feira).

A orientação do Sindjus aos servidores que ainda não apresentarm seus planos é que aguardem o prazo final, tendo em vista os desdobramentos decorrentes da audiÊncia da próxima semana.