Filiado a
Filiado a Fenajud

Com o objetivo de estar mais próximo dos trabalhadores e trabalhadoras da Justiça, o Sindjus retomou nesta semana os roteiros de visitas às Comarcas. A ação foi aprovada na última Assembleia Geral e tem como objetivo mobilizar a categoria pela aprovação do Plano de Carreira (PCCS), além de verificar as condições de trabalho e o cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid.

Ao longo da semana, o secretário-geral Valter Assis Macedo, e o diretor de Política e Formação Sindical, Marco Velleda, percorreram oito comarcas, em agendas marcadas pelo diálogo e construção coletiva das lutas. O roteiro incluiu visitas em Arroio Grande, Guaíba, Barra do Ribeiro, São Lourenço, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e Pelotas. 

“A avaliação das primeiras agendas é muito positiva. Conseguimos verificar as condições de trabalho dos servidores e servidoras, além de esclarecer pontos do Plano de Carreira, que alguns colegas tinham dúvidas”, apontou Velleda.

Apesar de dezenas de atividades realizadas de forma virtual, “os servidores destacaram a importância da presença física do Sindicato, e saudaram essa questão do olho no olho”, destacou Valter Macedo, frisando que nas comarcas do interior, boa parte dos servidores estão trabalhando de forma presencial, e com respeito aos protocolos, como o uso de máscara.

Os dirigentes sindicais também levaram aos servidores importantes materiais produzidos pelo sindicato, como a cartilha para auxiliar no enfrentamento ao assédio moral e as últimas edições do tradicional jornal da categoria, o Lutar é Preciso.

Em algumas comarcas visitadas, como a de Santa Vitória do Palmar, os servidores e servidoras ficaram muito felizes com a visita, alegando que há muitos anos o sindicato não comparecia presencialmente para visitar a comarca, que encontra-se no ponto mais setentrional do estado.

 

Progressões especiais 

Uma das principais dúvidas dos servidores e servidoras foi em relação às progressões especiais dentro do Plano de Carreira. Neste sentido, os dirigentes esclareceram que no formato aprovado, os servidores de entrância inicial, caso sejam avaliados de acordo com as condições impostas no plano, poderão subir de forma mais célere na carreira, e entre 2 e 3 anos já atingirem o patamar remuneratório atualmente pago à entrância final. 

Também receberão uma readequação nos seus vencimentos para o enquadramento no padrão A1 da carreira de Técnico Judiciário. Para os de entrância intermediária, isso poderá ocorrer entre 1 a 2 anos. Esse mecanismo buscou adequar, da maneira mais célere possível, a equiparação dos servidores à entrância final, que não foi possível de imediato pelos impeditivos da Lei Mansueto.  

 

Imprensa

Os dirigentes também aproveitaram o roteiro para visitar os veículos de comunicação pelo interior, onde entregaram na imprensa local um press kit, contendo as principais informações sobre a importância da aprovação do PL 147 para a modernização do Judiciário e os benefícios que a reestruturação da carreira representará para a sociedade. 

Os roteiros continuarão nas próximas semanas nas demais regiões do Estado.