Filiado a
Filiado a Fenajud

A partir da próxima semana, o departamento de comunicação do Sindjus inicia uma série de reportagens sobre o processo de destruição do Estado brasileiro. O objetivo é trazer um panorama amplo sobre os principais aspectos que envolvem o desmonte das funções públicas de Estado e as medidas adotadas com esta finalidade.

Conforme explica o diretor de comunicação do sindicato, Emanuel Dall’Bello, a iniciativa compõe um conjunto de ações de formação propostas pela entidade para incentivar a mobilização da classe trabalhadora no Judiciário, e tem por objetivo “fundalmental instrumentalizar os servidores no enfrentamento ao processo de desmonte”. Para o dirigente, é essencial que haja uma maior compreensão da categoria e da sociedade sobre o projeto que tem sido implementado desde o golpe político/jurídico/midiático, ocorrido há exatos 5 anos, e que tem “destituído o povo dos seus direitos elementares.”  

Na primeira matéria da série, o destaque será o grande movimento de desestatização e seus desdobramentos, nas esferas federal, estadual e municipal. Outros tópicos que serão tratados na série incluem a redução e o desmonte de políticas públicas, as reformas e seus impactos e ainda o papel do aparato midiático e seus principais agentes na construção de um discurso favorável à desestruturação do Estado. 

“É imprescindível esclarecer que o tema que enfrentamos neste momento, da reforma administrativa, não é a única ação em curso com a finalidade de destruir o Estado brasileiro. Paralelamente, o plano maior de desmonte tem uma série de ações simultâneas que precisam ser compreendidas e devidamente combatidas”, refere Dall’Bello.

As reportagens serão semanais e os conteúdos tratados deverão subsidiar também outras atividades, como lives do Sindjus InFormação, canal do sindicato no Youtube.