A direção do Sindjus vem manifestar repúdio pelas atitudes recentes do presidente Jair Bolsonaro que, ao conclamar a população para atos contra o Congresso Nacional, expressa claramente sua faceta autoritária e ameaça a sociedade brasileira como um todo.

A postura do presidente da República choca e causa indignação a todos que defendem e entendem o valor da democracia. Há muito que o atual governo dá sinais de autoritarismo e desprezo pelas instituições democráticas. Seu governo já é formado por mais militares do que civis. Seus atos afrontam princípios básicos e garantias expressas em nossa Constituição. Diante da atual conjuntura, não é exagero temer um golpe de Estado.

Ignorar a importância das instituições na organização e funcionamento do Estado Democrático de Direito é atentar contra a história de lutas de gerações e contra o povo brasileiro. Diante dessa clara ameaça, é nosso dever repudiar e alertar a população para os perigos reais que se aproximam. Nossa história recente nos mostra a importância de defender a democracia e a liberdade. Precisamos estar atentos e prontos para enfrentar o obscurantismo e as investidas autoritárias. Ditadura nunca mais!