A desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira foi eleita presidenta do Tribunal de Justiça (TJRS) para o biênio 2022/2023 com 71 votos. O resultado foi anunciado na tarde desta segunda-feira (6). Iris Helena é a primeira mulher a ocupar o principal cargo da Corte gaúcha. A desembargadora também foi pioneira ao ser a primeira mulher eleita como corregedora-geral da Justiça, cargo que ocupou nos anos de 2016 e 2017.

Também compõem a chapa eleita para a Administração do Tribunal: o 1ª vice-presidente, Alberto Delgado Neto; o 2º vice-presidente, Antonio Vinicius Amaro da Silveira; a 3º vice-presidenta, Lizete Andreis Sebben; e o corregedor-geral da Justiça, Giovanni Conti.

O desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, que também concorria à  presidência da Corte, conquistou 63 votos, ficando em 2º lugar na disputa.

O coordenador-geral do Sindjus/RS, Fabiano Zalazar, saudou a presidenta eleita e destacou a importância da manutenção do diálogo e da relação democrática entre a Administração do TJRS e a representação dos servidores. “A eleição da primeira mulher para a Presidência do Tribunal tem uma representatividade importante para uma categoria em que as mulheres são maioria dos cargos em atividade”, referiu.

Na última semana, o Sindjus/RS entrevistou as duas candidaturas que concorriam na eleição do TJRS. Reveja os compromissos assumidos com a categoria pela presidenta eleita Iris Nogueira: https://bit.ly/entrevista-IrisHelena

A posse da nova gestão será na primeira semana de fevereiro.

Órgão Especial

Na sequência, foram eleitos 12 desembargadores para compor o Órgão Especial, que é composto por 25 membros, sendo os demais cargos ocupados por 13 membros natos/antiguidade, além dos cinco integrantes da Administração eleita.