Filiado a
Filiado a Fenajud

Na manhã desta quarta-feira (18), dirigentes do Sindjus reuniram-se com as representantes da Comissão de Movimentação e Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do RS, Helena Veiga Muller e Camila Gomes de Araújo. As servidoras foram eleitas em fevereiro deste ano para integrar o Conselho de Movimentação e Gestão de Pessoas, grupo de trabalho criado pela Lei nº 15.373/2021, o Plano de Carreira Cargos e Salários (PCCS). 

Os diretores destacaram que o sindicato está à disposição das representantes para subsidiá-las nos debates e documentos que devem ser apresentadas perante a comissão, que é central aos interesses dos trabalhadores. No encontro, foram abordados temas como a primeira progressão da categoria (que ocorrerá ainda este ano), lotação paradigma, remoção de servidores e os estudos de criticidade das comarcas. Os sindicalistas pontuaram que é preciso ampliar o diálogo com o Tribunal na comissão, mesmo que haja apenas um voto por parte da representação dos trabalhadores e trabalhadoras, “de modo que as decisões não venham simplesmente já deliberadas ou construídas de cima para baixo, com seus membros atuando meramente como um “conselho consultivo’”, destacou o coordenador-geral do Sindjus, Fabiano Zalazar. 

Os presentes também manifestaram de forma unânime sua preocupação com a precarização do trabalho, resultado também das inovações tecnológicas advindas do teletrabalho e outras mudanças inseridas num contexto de desmonte das estruturas públicas, que afeta diretamente aos servidores e que exige um permanente estado de alerta na luta pela defesa dos direitos da classe trabalhadora.

“A atuação das representantes dos trabalhadores, com o auxílio das entidades representativas, será fundamental para que consigamos atingir nossos objetivos. O Sindjus trabalhará de modo alinhado a essas colegas que muito bem nos representam nesta comissão, prestando todo auxilio necessário”, referiu o Diretor Jurídico do Sindjus, Osvaldir Rodrigues da Silva, presente no encontro.

A próxima reunião da Comissão de Movimentação e Gestão de Pessoas acontece no dia 24 de maio, na sede do Tribunal de Justiça.

 

Saiba quais são as atribuições da comissão:

https://www.sindjus.com.br/definidas-as-representantes-da-categoria-na-comissao-de-movimentacao-e-gestao-de-pessoal/15420/