Filiado a
Filiado a Fenajud

Já foram confirmados 948 casos de contaminação pela Covid-19 no Poder Judiciário do RS desde o início da pandemia, ocorrido em março do ano passado. Conforme o levantamento mais recente apresentado pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), já foram registrados 509 casos de covid desde janeiro deste ano, número que já supera o total de casos confirmados durante todo o ano de 2020. Os dados contabilizam casos apenas entre  servidores, magistrados e estagiários, não havendo registros sobre os trabalhadores terceirizados que circulam nas unidades da Justiça estadual.

Dirigentes do Sindjus manifestam preocupação quanto a denúncias recebidas por servidores de várias comarcas do Estado, que apontam relaxamento nas medidas de segurança dentro dos locais de trabalho. “Recebemos relatos que não há total adesão ao uso de máscaras e distanciamento social nos foros e cartórios, o que nos preocupa muito, uma vez que a imprudência coloca em risco a saúde de todos, e não apenas dos que não tomam os cuidados”, aponta o diretor de Política e Formação Sindical, Marco Velleda, que tem percorrido o estado em visitas a diversas comarcas.

A situação é trazida pelos sindicalistas para reforçar o alerta, na medida em que a variante delta tem sido responsável por grande parte dos novos casos e surtos, como o do Hospital Conceição, em Porto Alegre, onde já foram registrados 19 óbitos pela nova cepa. 

Para os diretores sindicais, é necessário um pacto de responsabilidade coletiva, mas também maior rigor na fiscalização do cumprimento dos protocolos sanitários. “Infelizmente a pandemia ainda não está superada e todos nós precisamos manter a consciência e atitudes responsáveis, para proteger a todos os servidores, suas famílias e também a população que acessa a Justiça”, salientou o dirigente.