Filiado a
Filiado a Fenajud

Contra a decisão de retomar as atividades presenciais em todas as comarcas do estado, a direção do Sindjus realizou manifestação em frente ao Tribunal de Justiça na tarde dessa quarta-feira (16). 

Com cruzes e faixas instaladas na entrada do prédio, os dirigentes sindicais alternaram-se em falas de alerta para a sociedade sobre a temeridade da decisão que estabelece o retorno do atendimento presencial em meio à pandemia e com várias regiões em situação grave. Nas manifestações, os diretores ressaltaram o elevado risco de contágio nos locais de trabalho com a alta circulação de pessoas e lembraram dos servidores da Justiça que já faleceram em decorrência da Covid-19.

Em sua fala, o coordenador-geral do sindicato, Fabiano Zalazar, destacou que o Judiciário seguiu em pleno funcionamento durante a pandemia e criticou a postura da OAB/RS em relação à pressão pela reabertura dos foros e pelos ataques aos servidores, destacando o caráter negacionista das ações da seccional. O diretor de política e formação sindical do Sindjus, Marco Velleda, condenou a alteração do sistema de classificação de risco em relação ao coronavírus promovida pelo governo estadual, sustentando a arbitrariedade da flexibilização. “Este governo estadual é genocida, assim como o governo de Jair Bolsonaro”, pontuou. “Somos mais de 7500 trabalhadores e trabalhadoras, estaremos expostos ao risco, bem como nossas famílias e toda a população atendida”, ressaltou o diretor de Comunicação do Sindjus e coordenador da Fenajud na Região Sul, Emanuel Dall’Bello. 

Simultaneamente, ocorreu uma plenária virtual promovida pela Fenajud com a participação das entidades filiadas contra a reforma administrativa e em defesa da vida e vacinação de toda a população. O coordenador Fabiano Zalazar entrou na transmissão diretamente do ato em frente ao TJRS, destacando a importância da unidade da classe trabalhadora contra a negligência dos governos e medidas nocivas como a reforma administrativa, e reforçando o chamamento para a mobilização nacional do próximo sábado, dia 19. Em Porto Alegre, o ato ocorre a partir das 15h em frente à Prefeitura.

Veja como foi o ato no nosso canal de YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=PVuBxG2mT8g