Filiado a
Filiado a Fenajud

O Sindjus/RS realizou Assembleia Geral Extraordinária nesta sexta-feira (30) na modalidade virtual, a segunda promovida pelo sindicato nesta configuração em virtude da necessidade do distanciamento social. A atividade, conduzida por meio da plataforma Zoom Webinar, contou com a participação de 164 servidores e servidoras de comarcas de todo o estado.

O diretor de política e formação sindical do Sindjus/RS e coordenador da Fenajud na região Sul, Marco Velleda, apresentou um panorama da conjuntura política enfrentada em Brasília, enfatizando as mobilizações pela vida e contra a reforma administrativa (PEC 32). Uma das ações movidas em nível nacional será um “apagão” em defesa da vida e do serviço público, durante o qual é orientada a paralisação das atividades laborais durante 24 horas.

Em seguida, foi realizada a eleição dos delegados e observadores que representarão o Sindjus/RS no XII Congresso Nacional da Fenajud, no qual será eleita a nova gestão da entidade e debatida a tese que norteará os trabalhos nos próximos anos.

Clique AQUI para acessar a lista completa da delegação do RS.

Esta edição do Congresso da Fenajud será realizada em dois momentos: o primeiro, virtual, ocorre no dia 8 de junho de 2021, quando será eleita a nova gestão; já a etapa presencial, ainda em local a definir, acontece nos dias 9 e 10 de dezembro de 2021. Somente será presencial se houver condições sanitárias adequadas.

Sobre as mobilizações em defesa da vida e da segurança dos trabalhadores e trabalhadoras, o coordenador-geral do Sindjus/RS, Fabiano Zalazar, atualizou números da Covid no Estado e no Poder Judiciário, alertando para os riscos do retorno das atividades presenciais e da importância da manutenção dos cuidados e precauções por parte dos trabalhadores para garantir a mínima exposição ao vírus. “É um contrassenso, muitos voltaram a trabalhar e estão aglomerados em cartórios, quando poderiam estar trabalhando de maneira remota”, referiu. O dirigente reiterou a defesa da vacinação para todos os brasileiros e pontuou a atuação da CPI no Senado criada para investigar a conduta do governo federal durante a pandemia.

Em seguida, o diretor de comunicação do Sindjus/RS, Emanuel Dall’Bello, apresentou o planejamento de lutas da entidade para o próximo período. Entre as mobilizações citadas, destaca-se a participação do Sindjus no ato alusivo ao Dia do Trabalhador, neste sábado, 1º de maio. O diretor enfatizou a defesa sindical em relação ao reforço das medidas por parte do TJRS no sentido de oferecer condições seguras para os servidores, como o estabelecimento imediato do SIDAU em bandeira vermelha e o fornecimento de equipamentos adequados (máscaras tipo N95 e PFF2) a todos os trabalhadores que precisarem atender em regime presencial. O diretor pontuou ainda que uma nova Assembleia Geral será convocada já no mês de maio para avaliação e definição de novas atividades. Informou também que já foi realizado pedido urgente de audiência com o presidente do Tribunal e de ingresso como terceiro interessado no pedido realizado OAB ao CNJ para que reabra os fóruns, visando à defesa da classe. Na sequência, foram abertas inscrições para os participantes trazerem relatos sobre a situação do trabalho em suas comarcas e apresentarem propostas.

Os participantes decidiram pelo reforço das mobilizações da categoria para e exigir do Tribunal maior segurança para os trabalhadores em defesa da vida e da saúde da coletividade , pois os riscos às servidoras e servidores serão ampliados com o retorno ao trabalho presencial. Foram denunciados também casos graves de assédio às trabalhadoras e trabalhadores no período da pandemia, sendo apontado pela diretoria do Sindjus que existe uma campanha e uma estrutura própria no sindicato para coibir e enfrentar todos os tipos de assédio, assim como para acolher as vítimas.

Outro ponto que foi consenso entre os servidores é o de que seja realizada uma contraofensiva aos ataques considerados completamente desproporcionais por parte da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS (OAB/RS), que tem realizado atos virtuais exigindo o retorno ao trabalho presencial e fomentando a discórdia entre a advocacia e o Judiciário, com comportamento que nega as orientações científicas para o grave momento pandêmico.

A direção sindical avaliou positivamente a segunda AGE realizada virtualmente e destacou a qualidade dos debates promovidos na ocasião. “Apesar das dificuldades que a realidade impõe, estamos aprimorando e intensificando a democracia sindical por meio dos instrumentos disponíveis e promovendo a continuidade da pauta de lutas mesmo na conjuntura desfavorável, com maturidade e unidade”, pontuou o diretor de comunicação do sindicato, Emanuel Dall’Bello.

Confira abaixo o calendário de lutas do mês de maio:

Calendário de lutas