Filiado a
Filiado a Fenajud

Intitulada de Unidade Nacional, a gestão vai coordenar as ações para os próximos três anos. Segunda etapa do Congresso está prevista para acontecer em dezembro de 2021.

Foi encerrado na noite desta terça (08) o 12º Congresso da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), realizado de modo virtual. A atividade aconteceu ao longo do dia e aprovou regimento interno que garantiu eleição com 90% dos votos e posse da nova Direção Colegiada (Gestão Unidade Nacional) e do Conselho Fiscal da entidade. Na nova gestão, o diretor de Comunicação do Sindjus/RS, Emanuel Dall’Bello, assume como Coordenador da Federação da Região Sul. O congresso, que é a instância máxima da Federação, contou com a participação de mais de 200 pessoas entre delegados, convidados e observadores.

Ainda no início da atividade alguns dirigentes da Gestão Novo Tempo, que geriu a entidade até esta terça (08), saudaram os participantes e se solidarizaram com as vítimas da Covid-19 e seus familiares. Ressaltaram as perdas vivenciadas no Poder Judiciário e a necessidade urgente de políticas que garantam vacinação em massa, a fim de garantir segurança sanitária para retorno aos trabalhos presenciais. Na oportunidade os dirigentes falaram ainda da necessidade de união para continuidade dos trabalhos e lutas em prol da categoria, agora sob nova direção.

Durante o Congresso, que aconteceu pela primeira vez de modo virtual, em uma conjuntura única – onde os trabalhadores sofrem com diversas ameaças de perdas, retirada de direitos e negativa de novas conquistas – a maioria das falas ressaltou como os sindicatos terão de lutar contra as desigualdades e a exclusão, cada vez mais latentes.

Prestação de contas

Ainda durante as Eleições da Fenajud o coordenador de Finanças, Roberto Eudes, e a contadora da Fenajud apresentaram as boas práticas e a política financeira adotadas pela Instituição por meio da gestão que liderou a Federação de 2018 a 2021. Em seguida os participantes tiveram acesso ao balanço financeiro dos anos de 2019, 2020 e do primeiro trimestre de 2021. A prestação de contas foi aprovada por quase 90% dos votos registrados.

XII Congresso – parte 2

O Congresso da Federação Nacional é o espaço máximo de exercício da democracia sindical. É o momento em que os trabalhadores e as trabalhadoras do judiciário estadual de todo o Brasil se reúnem para discutir a situação política, os desafios das profissões que compõem as estruturas da Justiça, os rumos das lutas em todos os estados e os direitos que veem sendo negados pelas Direções dos Tribunais. O debate sempre aconteceu de forma presencial, mas devido as restrições impostas pela pandemia, a necessidade de prevenção e, também, a falta de vacinação todo esse processo de debate presencial ficou inviabilizado. Desse modo, a Fenajud promoveu a eleição de modo virtual e o debate da conjuntura acontecerá de forma presencial. A previsão da Fenajud é que isso ocorra em uma segunda etapa que poderá acontecer em 9 e 10 de dezembro de 2021.

No Congresso os dirigentes se comprometeram a manter as atividades e lutas contra a Reforma Administrativa, em defesa do serviço público e contra qualquer medida que possa prejudicar os servidores e servidoras, bem como a população. Como uma das ações estão a realização de reuniões de alinhamento, que acontecerão nos próximos dias.

Direção eleita 

Tomaram posse:

Coordenação Geral
1 – JANIVALDO RIBEIRO NUNES – Sinsjusto –TO
2 – ALEXANDRE LIMA SANTOS – Sindijustiça – RN
3 – ARLETE ROGOGINSKI – SINDIJUS PR

Coordenação da Secretaria Geral
JOSÉ IVONALDO BATISTA – SINTAJ PB

Coordenação de Finanças
ROBERTO EUDES FONTENELE MAGALHÃES – Sindjustiça-CE

Coordenação de Assuntos Jurídicos
ALEXANDRE PAULO PIRES DA SILVA – SINJUS MG

Coordenação de Comunicação
CLEYSON FRANCISCO DA SILVA– SINTAJ AL

Coordenação de Formação Sindical
ANNE CHRYSTIANE DA SILVA MARQUES –Sinjap -AP

Coordenação de Política Sindical e Relações Internacionais
EDNALDO MARTINS SILVA OLIVEIRA – Sindijus-SE

Coordenação de Saúde dos Trabalhadores e Previdência
CAROLINA RODRIGUES COSTA – SINJUSC SC

Coordenação de Assuntos Parlamentares
EDUARDO MENDONÇA COUTO – SERJUSMIG MG

Coordenação de Gênero, Etnia e Geracional
ANA CAROLINA MARTINS LÔBO – SINDJUD PE

Coordenação Regional Sul
EMANUEL DALL’BELLO DOS SANTOS – Sindjus – RS

Coordenação Regional Sudeste
Nelson Lara Siqueira Jr. – Sindijudiciário-ES

Coordenação Regional Centro-Oeste
LEONARDO BARROS DE LACERDA – SINDIJUS MS

Coordenação Regional Nordeste
LUIZ CLÁUDIO DA SILVA OLIVEIRA – SINTAJ BA

Coordenação Regional Norte
GISLAINE MAGALHÃES CALDEIRA – SINJUR RO

SUPLÊNCIA DA DIREÇÃO COLEGIADA:
1 – Hélio Lentz Puerta Neto – SC
2 – Simone Maria Pamplona Moreira – PA
3 – Alcides Campelo de Albuquerque Jr.- PE
4 – Ana Maria Gomes de Souza – MG
5 – Waldivino Liberato Vieira Neto – GO

 

Fonte: ASCOM Fenajud