Filiado a
Filiado a Fenajud

Irresignados com a decisão da Administração do Tribunal de Justiça sobre a retomada das atividades presenciais no Poder Judiciário, o Sindjus e os representantes de comarcas reuniram-se no feriado desta quinta-feira (11) em mais uma roda de conversa, desta vez para debater estratégias a fim de buscar reconsideração da cúpula do TJ sobre a decisão. Participaram da reunião representantes de diversas regiões do estado.

 

Os representantes trouxeram dados atualizados relacionados ao coronavírus em suas comarcas, muitas em estado grave, como Lajeado, Passo Fundo, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Comprometeram-se em manter o Sindjus atualizado com informações sobre a pandemia em suas comarcas e sobre as consequências da retomada ao trabalho presencial, bem como eventuais denúncias de descumprimento das resoluções, protocolos e orientações das autoridades sanitárias. 

 

Nenhum dos participantes concordou com a decisão do Tribunal, muito menos com abertura dos prédios do Judiciário para o público externo, ainda que reduzida. Alegaram que estarão engajados junto ao sindicato e devem aderir à campanha em defesa da vida e do isolamento social. Sustentaram a importância de divulgar e promover dados sobre o trabalho incessante dos servidores no período de pandemia e da importância da manutenção do trabalho remoto para proteger não só aos trabalhadores da Justiça, mas à sociedade como um todo.

 

Ao final do encontro virtual, os participantes construíram um manifesto destinado à Administração do TJ buscando novamente sensibilizar a cúpula para que reconsidere de sua decisão e não descartam um movimento mais contundente nas próximas semanas com o objetivo de resguardar a saúde e a vida de todos.

 

Leia na íntegra o manifesto: Manifesto Representantes de Comarcas