Filiado a
Filiado a Fenajud

Na noite desta quinta, 24, a direção do Sindjus reuniu-se com representantes dos Auxiliares de Serviços Gerais dos serviços da Justiça. Atualmente, no âmbito do TJRS, há 119 servidores do cargo em atividade no Estado. Os presentes relataram as suas dificuldades no ambiente laboral, como o fato de que desempenham há anos praticamente as mesmas atividades que os Oficiais Escreventes, Ajudantes e outros cargos cartorários, em flagrante desvio de função, e com menor remuneração.

O salário básico do Auxiliar de Serviços Gerais na entrância intermediária corresponde a R$ 2.103,72. Os trabalhadores presentes ao encontro relataram as suas dificuldades no tocante ao plano de carreira em construção e o seu futuro no judiciário estadual. Na reunião ficou definido que será criado o Grupo de Trabalho dos Auxiliares de Serviços Gerais do Sindjus e em breve será realizada uma plenária do cargo para tratar de questões específicas e políticas de valorização desse segmento tão importante e muitas vezes esquecido do nosso quadro funcional.

“Precisamos valorizar esses trabalhadores e trabalhadoras que são o segmento que recebe dos menores salários na Justiça e tanto ajudam a carregar o piano na máquina jurisdicional”, refere a diretora do Sindjus e Auxiliar de Serviços Gerais aposentada Maria Rosa Junges. A reunião contou também com a presença dos advogados Luiz Gustavo Capitani e Silva Reimann e Ramiro Crochemore Castro, da assessoria jurídica do Sindjus.