SINDICATOS AVANÇAM EM NEGOCIAÇÕES COM LEGISLATIVO E NOVO GOVERNADOR

O SINDJUSRS e demais sindicatos que lutam pela aprovação do reajuste de 5,58% conseguiram avançar nas tratativas para que os projetos de lei sejam votados em plenário, e aprovados, no dia 13 de novembro. A mesa diretora aprovou a inclusão do projeto de lei que concede reajuste para os servidores da Assembleia Legislativa no mesmo patamar do Judiciário. A questão estava travando a pauta, pois o combinado pelos parlamentares é de que todos os projetos de lei que prevêem reajustes ao funcionalismo público estadual sejam votados no mesmo dia. Também na Assembleia o governador eleito, Eduardo Leite, e o vice, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, participaram de uma reunião com os deputados do PTB e de outros partidos. Na saída do encontro eles foram abordados pelos diretores do SINDJUSRS, Aguinaldo Martins, e do CEAPE, Josué Martins, juntamente com representantes de outras entidades parceiras. Os sindicalistas entregaram ao governador eleito um documento com informações sobre a reposição reivindicada, que inclui um quadro comparativo com as demais categorias profissionais da rede estadual. Eduardo Leite se manifestou da seguinte forma – “Quero afirmar aqui para vocês a minha disposição de diálogo sempre, de construir a partir do diálogo. Vivemos uma crise violenta nas finanças do estado. Sou de uma família de servidores públicos, e quando fui prefeito procurei sempre dar a reposição integralmente. As demandas que vocês apresentam aqui tem justiça”. O Coordenador-Geral do Sindjus, Marco Aurélio Weber, avalia com otimismo a mobilização e seus efeitos: “as ações de hoje muito bem empreendidas pelos dirigentes sindicais e base presente foram um considerável avanço para a aprovação do nosso reajuste”.