Filiado a
Filiado a Fenajud

Na última quarta-feira (6), dirigentes do Sindjus reuniram-se com o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, no Palácio da Justiça. Os diretores Osvaldir Rodrigues da Silva e Fabiano Zalazar postularam ao magistrado melhorias na estruturação da Central de Atendimento ao Público (CAP) da Comarca de Caxias do Sul, repassando os relatos de problemas que os servidores que atendem nessa nova modalidade de serviço vivenciam no projeto piloto.

Entre os problemas apontados pelo sindicato está a falta de servidores para atenderem a toda a demanda nas CAPs. Na CAP do JEC Cível, há apenas uma servidora e dois estagiários em uma unidade que conta com cerca de 10 mil processos em andamento e 1.600 processos pautados. 

Há falta de balcões e divisória de acrílico com amplo espaço para atendimento às partes e advogados, pois em Caxias do Sul as CAPs estão funcionando em salas fechadas, algumas delas sem nenhuma ventilação, o que é inadequado e insalubre para esse tipo de atendimento ao grande público. Esses problemas todos somam-se ao crescente déficit salarial e à sobrecarga de trabalho que os servidores e as servidoras enfrentam, o que causa aumento das doenças laborais e insatisfação no trabalho.

O Corregedor-Geral recebeu o ofício da entidade e disse que buscará soluções para os problemas estruturais e de pessoal que foram relatados, como o espaço físico inadequado e a carência de servidores. Diante dessa realidade de falta de mão de obra, os dirigentes salientaram que Caxias é uma comarca dentre tantas que vivencia essa situação.

Para sanar essa carência, não só em Caxias como em outras comarcas do Estado, o Desembargador Conti informou que em breve serão nomeados 454 Analistas Judiciários, dos quais 123 serão imediatamente lotados em todo o Estado.  Para breve, também estão previstas as nomeações de 145 Técnicos Judiciários e 195 Oficiais de Justiça.

A direção do Sindjus seguirá acompanhando o tema e mantendo agenda de mobilização, com novas  visitas e roteiros nas comarcas de todo o Estado na busca pela solução das pautas remuneratórias e administrativas dos servidores e das servidoras da Justiça.