A data conhecida popularmente como Dia da Mentira levou centenas de servidores e servidoras às ruas para protestar por recomposição salarial digna e contra as mentiras do agora ex-governador Eduardo Leite, que abandonou o cargo deixando uma proposta de reajuste vergonhosa de somente 6% para o funcionalismo público.

O Sindjus, junto com a União dos Trabalhadores do Sistema de Justiça do RS, marcou presença no ato unificado, realizado na manhã desta sexta-feira (1/4), que contou também com a participação de servidores federais, em uma manifestação unificada contra a destruição promovida pelos governos Bolsonaro e Leite.

Do caminhão de som, o coordenador-geral do Sindjus, Fabiano Zalazar, apontou as incoerências do discurso do governo do Estado ao propor 6% de reajuste. “Tentamos dialogar e apresentar o estudo da nossa assessoria econômica que afirma: o governo tem margem fiscal para conceder reajuste linear de 10,06%”, frisou o dirigente.

Conforme Zalazar, diferente das afirmações do governo do Estado, no RS os gastos globais com pessoal em 2021 foram de 48,72%, bem abaixo do limite prudencial de 60% imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “É dito aos quatro ventos que o Estado teve um superávit de arrecadação com mais de R$ 2,5 bilhões, mas na hora de valorizar os servidores são oferecidas migalhas”, afirmou, citando que estados como Rio de Janeiro e São Paulo, concederam reajustes acima da inflação.

“Esse índice de 6% não repõe minimamente as nossas perdas salariais, que já superam os 53%. Os servidores e servidoras estão unificados na luta e se não tiver um reajuste digno esse Estado vai parar”, finalizou Zalazar.

As deputadas estaduais Sofia Cavedon (PT) e Luciana Genro (PSol) e o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) compareceram no ato, apoiando a luta dos servidores.

GALERIA DE FOTOS:
Crédito: Grupo REC (Ricardo Silveira/Vinicius Ellwanger)