A pandemia do coronavirus trouxe a necessidade de medidas severas de distanciamento social e exige a permanência do maior número possível de pessoas em casa.

Diante desta exigência, várias instituições de ensino disponibilizaram em suas plataformas online cursos gratuitos em diversas áreas. Confira algumas opções:

Harvard – A Universidade mais antiga dos Estados Unidos oferece cursos gratuitos na modalidade EAD em diversas áreas. Aos interessados, a instituição envia certificado verificado, mediante pagamento de uma pequena taxa. Inscrições: https://bit.ly/33xBJrm.

FGV – Entre os cursos oferecidos pela fundação na área de finanças pessoais: como organizar o orçamento familiar, como planejar a aposentadoria e como fazer investimentos. Inscrições pelo link https://bit.ly/2J4nqBm.

Senai – Serão ofertadas mais de cem mil vagas para cursos autoinstrucionais durante os próximos 90 dias. Entre as opções de cursos estão: Desvendando a Indústria 4.0, Desvendando a Blockchain, Desvendando o Lean Manufacturing, e Desvendando o BIM (Building Information Modeling). Cada um tem carga horária de 20 horas. Também será possível aprender mais sobre Inteligência Artificial, com aplicações na indústria, e programação móvel para Internet das Coisas (IoT). Acesse https://www.mundosenai.com.br/cursos/

Insper – Curso de Marketing Analítico gratuito pela plataforma online: https://www.insper.edu.br/cursos-online/marketing-analitico/

IFRS – São quase cem cursos gratuitos oferecidos pelo INstituto. Confira as possibilidades de cursos na modalidade EAD através do link. https://ifrs.edu.br/ifrs-oferta-quase-cem-cursos-online-gratuitos/

LearnCafe – Mais de 20 cursos gratuitos de música. https://www.learncafe.com/cursos-gratis/musica