Filiado a
Filiado a Fenajud

Dados divulgados neste sábado (13) aumentam o alerta em relação à disseminação do coronavírus em todo o estado. Das 20 regiões nas quais o estado foi dividida para controle, 4 passaram da bandeira laranja para a vermelha: Caxias do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana. As regiões com a bandeira vermelha são consideradas de risco alto,  com aumento de contágio e menor disponibilidade hospitalar de atendimento. Outras 12 regiões no estado estão enquadradas na bandeira amarela, mas os números aumentam consideravelmente dia após dia.

Preocupados com a situação em que se encontra nosso estado, o Sindjus RS tem buscado de várias formas a reconsideração da decisão de retomada das atividades presenciais para diminuir o risco à vida dos trabalhadores e da sociedade gaúcha. Na sexta-feira passada (12), o sindicato, a ASJ e a Abojeris reuniram-se com a Corregedoria Geral de Justiça para levar diversas preocupações e reivindicações em relação ao retorno, e reiteraram o pedido de manutenção do regime especial de atendimento de urgência em todas as comarcas. Na oportunidade, foram informados da edição do ato conjunto entre a 1ª Vice Presidência e a CGJ (ATO CONJUNTO– 1ª VP – CGJ – acesse abaixo) que determinou a manutenção do regime especial em comarcas que estejam nas regiões com bandeira vermelha.

“Estamos muito preocupados com o aumento dos números e com as projeções que tem sido apresentadas pelos diversos cientistas debruçados sobre o tema no estado” pontuou o Coordenador Geral do Sindjus, Fabiano Zalazar. “Alertamos a CGJ sobre problemas graves decorrentes do retorno, como o caso de trabalhadores e trabalhadoras com filhos pequenos, familiares no grupo de risco em suas residências, o aumento das demandas para os Oficiais de Justiça, os problemas que serão enfrentados pelas distribuições bem como inúmeros outros. A reconsideração em relação às cidades com bandeiras vermelhas já é um avanço, mas ainda muito aquém do que esperamos para evitar futuras tragédias”, defendeu o coordenador.

No final de tarde de hoje (14), foi publicado o Ofício Circular nº 062/2020-CGJ (acesse abaixo), que contempla inúmeras reivindicações do sindicato e dos servidores determinando a observação de recomendações , fluxos e procedimentos. Na avaliação do diretor de assuntos jurídicos e relações de trabalho do sindicato, Osvaldir Rodrigues da Silva, “o ato conjunto e o ofício circular recentemente publicados são avanços e demonstram o resultado de um trabalho constante do Sindjus e da mobilização da categoria nos últimos dias, que tem cobrado do Tribunal a reconsideração da decisão que irá expor de milhares de pessoas, mas ainda permite a reabertura para o atendimento externo no dia 29, o que é um grande erro por agravar consideravelmente o potencial de contágio. Iremos avaliar com atenção o Ofício Circular e continuaremos fazendo nosso trabalho para reverter estas decisões” informou o diretor.

Confira na íntegra o ato o e ofício circular mencionados acima:

Ato-Conjunto 01 2020 1VP CGJ

Ofício-Circular 62 2020 CGJ

Confira a lista das comarcas que estão enquadradas na bandeira vermelha, onde não será permitido o retorno do trabalho presencial:

1. Agudo
2. Alegrete
3. Antônio Prado
4. Bento Gonçalves
5. Bom Jesus
6. Cacequi
7. Canela
8. Carlos Barbosa
9. Caxias do Sul
10. Cerro Largo
11. Farroupilha
12. Faxinal do soturno
13. Feliz
14. Flores da Cunha
15. Garibaldi
16. Gramado
17. Guaporé
18. Guarani das Missões
19. Itaqui
20. Jaguari
21. Julio de Castilhos
22. Nova Prata
23. Nova Petrópolis
24. Porto Xavier
25. Quaraí
26. Restinga Seca
27. Rosário do Sul
28. Santa Maria
29. Santana do Livramento
30. Santiago
31. Santo Ângelo
32. Santo Antônio das Missões
33. São Borja
34. São Francisco de Assis
35. São Gabriel
36. São Luiz Gonzaga
37. São Marcos
38. São Pedro do Sul
39. São Sepé
40. São Vicente do Sul
41. Uruguaiana
42. Vacaria e
43. Veranópolis