Termos da negociação serão apreciados pelos servidores em assembleia geral

Representantes das entidades dos trabalhadores da Justiça reuniram-se nesta terça-feira (12) com o presidente do Tribunal de Justiça e integrantes da Administração para negociar os pontos da pauta de reivindicações da greve dos servidores, que já dura 51 dias.

Na reunião, que durou mais de duas horas, os dirigentes apresentaram novamente o conjunto de pleitos da categoria, estabelecendo as condições para encaminhar a conclusão do movimento grevista.

O presidente do Tribunal aceitou os termos colocados nos seguintes moldes:

• Será constituído grupo de estudos permanente para construir um plano de valorização das carreiras dos servidores. O grupo contará com dois representantes de cada entidade participante nas negociações e a primeira reunião já está agendada para o dia 22 de novembro, no gabinete do 3º vice-presidente do TJRS, desembargador Túlio Martins.
  • Análise célere do requerimento da Abojeris, pela elaboração e encaminhamento de projeto de lei para a majoração do auxílio-condução dos oficiais de Justiça.
  • Agilidade no processamento interno do pedido de equiparação do auxílio-refeição para servidores e magistrados, a fim de que seja analisado no CODE no dia 19 de novembro e votado pelo Órgão Especial ainda no mês de dezembro.
  • Devolução dos salários e compensação dos dias paralisados. Segundo a Administração, será possível realizar a compensação com devolução até o dia 10 de dezembro dos valores correspondentes aos dias descontados, mediante a remessa de plano de trabalho de cada unidade, para ser encaminhada à Corregedoria-geral de Justiça.

Os dirigentes solicitaram, ainda, a suspensão de quaisquer penalidades administrativas aos servidores grevistas que tenham sido encaminhadas pelas comarcas, visto que os trabalhadores apenas exerceram seu direito legal de greve.

Na avaliação dos dirigentes do Sindjus/RS, a negociação realizada no encontro representa a vitória do movimento paredista. De acordo com o coordenador-geral do sindicato, Fabiano Zalazar, “o presidente Duro enfim reconheceu a legitimidade de nossos pleitos e a necessidade de encaminhar soluções às nossas demandas. Estamos avançando na consolidação de importantes conquistas para a categoria e esse resultado é consequência direta do movimento que construímos há 51 dias e que mostrou a força dos trabalhadores da Justiça gaúcha. Seguiremos na luta e trabalhando pelo cumprimento de tudo que foi acordado, sempre em consonância com as decisões da categoria”. As propostas apresentadas na reunião serão levadas pelos dirigentes à assembleia geral que ocorre nesta quinta-feira (14).

Foto: ASJ