A agenda de visitas de dirigentes do Sindjus/RS a comarcas do estado seguiu ao longo da última semana. O roteiro incluiu os municípios de Montenegro, Agudo, Venâncio Aires, Santa Cruz, Candelária, Santiago, Jaguari e São Vicente e Santa Maria.

De acordo com os relatos dos diretores Valter Macedo e Marco Velleda, a receptividade dos trabalhadores tem sido muito positiva. “Os servidores sentem-se acolhidos pelo sindicato que, mesmo no momento de pandemia, não deixa de acompanhar de perto e dialogar com a categoria”, pontuou Velleda, responsável pela pasta de Política e Formação Sindical.

Nas visitas, os dirigentes têm esclarecido dúvidas e recebido denúncias sobre problemas nos locais de trabalho, especialmente no aspecto das medidas de segurança e da contenção de risco de contágio pelo coronavírus. A circulação de advogados nos foros para atendimento agendado mesmo com casos confirmados entre os familiares, por exemplo, foi apontada com preocupação por servidores. Outra questão que tem gerado apreensão, segundo explicam os diretores, é a nova orientação sobre o procedimento em relação ao balcão virtual. Agora, além de atender ligações e áudios por whatsapp, os trabalhadores são orientados a realizar atendimento por meio de chamada de vídeo, o que gera exposição e constrangimento, especialmente para as servidoras, que relataram o fato e pediram intervenção do sindicato sobre o tema.

Os diretores também aproveitaram as visitas para atualizar as informações sobre a tramitação do Plano de Carreira (PL 147/2021) na Assembleia Legislativa. “A maior parte dos servidores já conheceu a íntegra do projeto, muitos estão engajados na militância digital, enviando e-mail para os parlamentares, e entendem que apesar de não ser ideal, o plano é o possível na conjuntura atual”, pontuou o secretário-geral do Sindjus, Valter Macedo.

As agendas também incluíram visitas a alguns veículos de comunicação, nos quais os diretores levaram material explicativo sobre a proposta do Plano de Carreira e os benefícios para a sociedade gaúcha. Os roteiros estão sendo realizados com todos os cuidados em relação a medidas de segurança e distanciamento social.