Filiado a
Filiado a Fenajud

A partir desta segunda-feira (01/03), o Sindjus inicia em seus canais institucionais o #MarçoPorElas, uma programação especial que durante todo o Mês da Mulher vai abordar diversos conteúdos e temas relacionados à luta feminina por equidade e direitos. As dirigentes sindicais responsáveis pela organização temática do mês destacam que o eixo central da campanha será o enfrentamento ao machismo estrutural.

Com o mote “Não me calo”, que compõe a identidade visual adotada para o mês, a proposta é fazer um alerta sobre a necessidade de reconhecer o machismo para enfrentá-lo em todas as searas. “Estamos submetidas às regras da sociedade machista desde o dia em que nascemos. Por isso, o combate a essa realidade deve ser permanente e começar em casa”, destaca a diretora Maria Rosa Junges. 

A programação inclui matérias e conteúdos próprios para redes sociais sobre diversos aspectos relativos aos problemas da realidade e à luta das mulheres. Conforme esclarece  a diretora Joseane Bronizaki, as iniciativas terão um caráter de conscientização para mulheres e homens. “O machismo está tão enraizado em nossa sociedade e no nosso modo de vida que muitas vezes sequer nos damos conta de que estamos vivenciando um episódio de violência ou abuso. Por isso, precisamos expor de que forma essas relações têm se perpetuado e como devem ser superadas” pontua. 

O Março Por Elas também vai contar com três lives, transmitidas à noite pelo canal do YouTube Sindjus (In)Formação e na página do Sindicato no Facebook nos dias 8, 24 e 31 de março. Para o Dia Internacional da Mulher, as diretoras do Sindjus recebem a professora e poeta baiana Lívia Natália para um bate-papo sobre feminismo e a importância desse debate nas lutas e conquistas das mulheres. 

Além das ações de comunicação, a ideia é lançar um chamamento às mulheres do Judiciário para a criação de um coletivo que amplie o debate sobre o tema de maneira permanente no âmbito do sindicato. “Somos maioria no conjunto de servidores mas ainda não temos consciência da nossa força coletiva. É fundamental o engajamento e a união para transformar o que está errado e enfrentar todas as formas de opressão”, defende a diretora Janete Togni.

O #MarçoPorElas é uma iniciativa do Sindjus dentro de uma proposta de trazer reflexões de temas que impactam a sociedade para o debate no movimento sindical e entre as servidoras e servidores do Judiciário gaúcho.