Filiado a
Filiado a Fenajud

A identificação de casos de pessoas contaminadas com a variante Delta no Rio Grande do Sul acendeu um alerta nas autoridades. Nesta semana, o governo do Estado divulgou a antecipação em duas semanas da segunda dose das pessoas que tomaram a vacina da Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer.

No Judiciário gaúcho, conforme relatório do DIGEP, até o momento já foram contabilizados 908 casos de Covid-19, sendo 73 pessoas contaminadas somente no mês de junho. No entanto, os dados excluem os trabalhadores terceirizados e os advogados, o que gera apreensão na direção do Sindicato. 

O relatório aponta, ainda, que Porto Alegre corresponde a 43% dos casos de contaminação em todo o Estado. “Estamos atentos a esses números, especialmente no momento em que ainda sem a cobertura vacinal, a prefeitura da Capital planeja a retomada de eventos”, aponta o coordenador-geral do Sindjus/RS, Fabiano Zalazar.

Na última semana, após denúncia de surto de Covid na Promotoria do Júri, o Sindjus enviou ofício ao Tribunal de Justiça (TJRS) solicitando a implantação de um programa de testagem nas Varas do Júri, redução no número de trabalhadores com escala de revezamento e reforço nas medidas sanitárias. Os dirigentes sindicais apontam que houve retorno da Administração quanto ao caso concreto, porém a situação ainda preocupa.

“A pandemia só será controlada com grande cobertura vacinal e redução acentuada dos casos. Enquanto não existirem essas condições o TJRS deve assegurar a segurança das condições laborais aos trabalhadores e trabalhadoras da Justiça gaúcha”, finalizou Zalazar.

 

RS segue com regiões em alerta

Em visitas recentes a comarcas do interior, dirigentes do sindicato receberam diversos relatos de servidores sobre a preocupação quanto ao trabalho presencial e a circulação de pessoas e compartilhamento de materiais nos locais de atendimento do Judiciário, ainda no contexto de gravidade da pandemia no estado. “Estamos atentos às questões concernentes ao risco para o trabalho presencial e seguiremos cobrando que a Administração adote as medidas para a segurança dos servidores e público atendido”, pontuou o diretor de Política e Formação Sindical, Marco Velleda.


No RS, já foram registrados mais de 32 mil óbitos pela Covid-19 e a taxa de ocupação de UTIs ainda supera os 75%. Já são mais de 1,2 milhão de casos confirmados da doença no estado. A variante delta, que já tem casos registrados no RS, é responsável por 100% dos novos casos de coronavírus em países como Portugal, e alarma autoridades sanitárias internacionais.

 

Notícias relacionadas:

Sindjus na Estrada: após um mês de roteiros, dirigentes relatam preocupações da categoria 

Após surto de Covid-19, Sindjus e Simpe solicitam programa de testagem nas Varas e Promotorias do Júri