A direção do Sindjus segue sua agenda de roteiros pelo interior do Estado, visitando comarcas para dialogar com servidores, informar e esclarecer sobre a atuação da entidade. Nesta semana, os diretores Valter Macedo e Marco Velleda visitaram seis comarcas, num grande roteiro que terminou em Passo Fundo nesta sexta-feira (13), com o encontro regional temático da campanha Março Por Elas. Dezenas de servidoras e servidores da comarca acompanharam a palestra “Ainda precisamos do feminismo?” e debateram o tema.

Segundo o diretor secretário geral do Sindjus, Valter Macedo, o encontro “foi um momento muito produtivo de troca e de reflexão. Essas oportunidades de debate são fundamentais para o enfrentamento ao machismo e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, comentou. A realização dos encontros previstos para Caxias do Sul e em Porto Alegre está sob avaliação da direção sindical, em função dos alertas sobre o novo coronavirus.

Nas visitas aos locais de trabalho, diretores esclareceram as principais dúvidas dos servidores sobre os temas mais urgentes, como as compensações das horas paralisadas durante a greve e a construção do plano de carreira. Outro tema importante das conversas foi a importância do enfrentamento ao Plano Mais Brasil, do governo federal, um conjunto de projetos que visam destruir o serviço público no país. Na avaliação dos dirigentes, as visitas foram produtivas e exitosas, destacando-se a receptividade e o interesse dos servidores em dialogar com a entidade sindical.

Esta aproximação com a categoria é fundamental para a construção de políticas mais efetivas e alinhadas aos interesses da categoria, enfatizam. “Conhecer a realidade as especificidades de cada local de trabalho nos permite direcionar nossa atuação de maneira mais objetiva e democrática”, pontua Marco Velleda, diretor de política e formação sindical.

Representantes do Sindjus participaram na tarde desta sexta-feira (13) de reunião no auditório do Foro Central 2 para esclarecimentos sobre o coronavirus e como o TJRS deve lidar com o tema. Na ocasião, o diretor do Foro, Márcio André Keppler, e o diretor do departamento médico do órgão esclareceram questões sobre o virus, formas de contágio, sintomas e ações de cuidado e prevenção. Ainda hoje será publicada portaria listando as ações que a instituição deverá adotar como precaução, visando conter riscos à saúde dos servidores e público atendido.