Filiado a
Filiado a Fenajud

O Grupo de Trabalho dos Assistentes Sociais do Sindjus (GTASS) realizou no último dia 30, a live “Uma análise sobre o trabalho técnico em tempos de pandemia”, oportunidade em que também foi lançamento do e-book “Protocolos de Atendimento do Serviço Social Judiciário no contexto da pandemia pela Covid-19”.

Acesse aqui o e-book.

A atividade contou com a participação da professora e doutora em Serviço Social, Rita C. S. Oliveira, que é Assistente Social no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e coautora do livro “Serviço Social na Justiça de Família”. A live contou com expressiva participação e reuniu servidores do Judiciário gaúcho e que atuam nos tribunais de outros estados, além de profissionais de instituições como Ministério Público, universidades e da Política de Assistência Social, entre eles a Dra. Denise Duarte Bruno e a Profa. Dra. Eunice Teresinha Fávero, referências no Serviço Social Sociojurídico.

Veja aqui a gravação da live no Canal Sindjus (In)Formação.

Ainda que não tenham sido integralmente acolhidos pelo TJRS, os protocolos propostos no e-book representam o movimento de construção coletiva e de estratégias de enfrentamento aos desafios do contexto pandêmico por parte do Serviço Social. O documento foi construído mediante a realização de dois levantamentos (com aplicação de questionário on-line) e uma assembleia virtual deliberativa.

Com a conclusão dos protocolos de atendimento, a atuação do GTASS permanece em outros espaços coletivos e na defesa dos direitos, atribuições e prerrogativas da profissão, como o livre exercício, e também nos debates sobre o aprimoramento das atividades e condições condignas de trabalho, de forma a garantir a qualidade dos serviços prestados à população usuária.