Filiado a
Filiado a Fenajud

A capital gaúcha sediará entre os dias 26 e 30 de abril o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD), com atividades descentralizadas, mesas autogestionadas, oficinas e grandes debates para explorar temas essenciais na atualidade, como a defesa do Estado Democrático de Direito e da ampliação e garantia de dignidade, justiça e paz social.

Esta edição do FSM integra 150 entidades da sociedade civil e representações de movimentos sociais. O Sindjus/RS participa da organização e das discussões desde o início da concepção do Fórum. A categoria deliberou em Assembleia Geral a participação da entidade no evento. Nessa medida, o Sindicato custeará despesas de inscrição, hospedagem e alimentação para 20 servidoras(es) filiados(as) ao Sindjus que desejarem representar a categoria durante todos os dias do FSMJD. Aos representantes será fornecido atestado de acordo com o Artigo 64, XVI da Lei 10.098/94.

Como solicitar: A escolha dos participantes se dará por ordem de inscrição, que deve ser solicitada até às 18h do dia 17/04/2022 pelo link https://bit.ly/representante-fsmjd 

A lista com os representantes será divulgada no dia 18 de abril, no site do Sindjus. Demais interessados em acompanhar as atividades do FSMJD devem efetuar a inscrição no site do evento.

No dia 26, será realizada uma grande marcha a partir das 17h para marcar a abertura oficial do Fórum. À noite, o Sindjus promove um sarau de recepção para as delegações de representantes de sindicatos de outros estados que virão prestigiar o evento representando as bases da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Judiciários nos Estados (Fenajud). 

No dia 28 de abril, das 14h às 18h, ocorre a mesa “Democratização do Sistema de Justiça: uma construção necessária”, promovida pela Fenajud com apoio do Sindjus/RS. A atividade será realizada na Praça Isabel, a Católica (Av.Borges de Medeiros), em frente ao Tribunal de Justiça do RS (TJRS), e é aberta ao público.

“A retomada desses espaços de construção é fundamental neste momento de crise social e política, para unificar e instrumentalizar nossa luta em defesa da democracia, da justiça e da conquista de um outro mundo possível”, comenta o diretor de Comunicação do Sindjus, Emanuel Dall’Bello, fazendo referência ao mote do Fórum Social Mundial desde sua primeira edição.

Confira aquiprogramação do Fórum ou no site do evento.