Filiado a
Filiado a Fenajud

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (27), a direção do Sindjus-RS tratou com a primeira-vice do TJRS, Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro e membros da Administração sobre o avanço da pandemia do coronavírus no âmbito do Judiciário e a necessidade de debate sobre o teletrabalho e a flexibilização da jornada laboral. 

O sindicato tem recebido diversos comunicados das comarcas dando conta da falta de segurança e receio dos trabalhadores e das trabalhadoras nos foros. Muitos, por trabalharem sozinhos, sem possibilidade de revezamento, outros pela falta de condições de segurança e apreensão pelo aumento vertiginoso dos casos nas últimas semanas. 

Há um sentimento generalizado de que a pandemia da Covid-19 cessou, o que tem contribuído para esses números alarmantes. Foi citado também que além da Administração tomar as providências cabíveis, é fundamental que os trabalhadores tenham consciência de que precisam respeitar as normas de segurança e saúde evitando aglomerações, usando máscaras e álcool gel nos ambientes de trabalho.

Os dirigentes do Sindicato pleitearam que a Administração adote medidas mais rigorosas, como a volta do SIDAU em caso de bandeira vermelha, em face do avanço do número de casos de contaminação nos serviços da Justiça.

Apenas no mês de novembro, foram registrados 98 contaminados. Em uma semana, do dia 16 a 23 de novembro, o número de servidores e magistrados contaminados cresceu de 227 para 285. Esse número não inclui os terceirizados, posto que as empresas seriam responsáveis por informar esses dados. A vice-presidente referiu que no momento a Administração, assessorada pelo DMJ e pelo infectologista contratado pelo Tribunal, está tomando todas as providências para garantir a segurança dos trabalhadores.

A reunião também tratou da questão do teletrabalho, dos avanços tecnológicos e da flexibilização da jornada laboral. O Sindjus-RS pleiteou a participação da entidade nas discussões a respeito do tema, a fim de contribuir para o debate sobre os reflexos do teletrabalho na saúde e na vida dos trabalhadores e das trabalhadores.