Filiado a
Filiado a Fenajud

No dia 31 de maio foi realizada a segunda Live do GTASS, intitulada Ética e Serviço Social – desafios na pandemia. A atividade foi mediada pela servidora Suellen Bezerra Alves Keller, Doutora em Serviço Social pela PUCRS, Assistente Social Judiciária e membra do GTASS, e teve como convidadas a Professora Doutora Beatriz Gershenson, Doutora em Serviço Social pela PUCRS, professora titular de Serviço Social na Escola de Humanidades da PUCRS, e Maíz Ramos Junqueira, Doutora em Serviço Social pela PUCRS, Assistente Social Judiciária e membra do GTASS.

Na Live, foram debatidos temas relacionados à ética no contexto do pensamento crítico dos direitos humanos. Trata-se de um tema atual e indispensável, notadamente, diante do fato de vivermos tempos de banalização da ética e de sua captura por interesses conservadores, base de nossa sociabilidade em curso. Refletiu-se também sobre os desafios do trabalho das/os assistentes sociais no contexto da pandemia, sendo considerados aspectos da macrorrealidade, marcada por processos de precarização do trabalho e dos serviços públicos. Salientou-se os dilemas do trabalho remoto e a necessidade de afirmação da autonomia profissional para a garantia da qualidade ética e técnica dos serviços prestados à sociedade e das finalidades da profissão, que defende um projeto ético-político pautado pela construção de nova ordem societária, sem exploração/dominação de classe, etnia e gênero.

O caminho da construção de estratégias coletivas de enfrentamento a esses desafios foi sinalizado, corroborando a opção das/os assistentes sociais judiciárias/os no que diz respeito ao GTASS.